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sábado, 17 de dezembro de 2011
Simulado 6_2011 - Processo Civil - Comentários
Simulado 6_2011 - Processo Civil - Questão 1 - Comentários
Simulado 6_2011 - Processo Civil - Questão 2 - Comentários
Simulado 6_2011 - Processo Civil - Questão 3 - Comentários
Simulado 6_2011 - Processo Civil - Questão 4 - Comentários
Simulado 6_2011 - Processo Civil - Questão 5 - Comentários
Simulado 6_2011 - Processo Penal
Prezados,
Iniciando minha participação neste blog, seguem as questões do Simulado 6_2011 de Processo Penal.
Amanhã será disponibilizado o gabarito comentado, como de praxe.
Um abraço e bons estudos!
(FCC – Infraero – Advogado – 2011) Na ação penal pública,
(A) o oferecimento de denúncia contra alguns indiciados e o pedido de arquivamento contra outros coautores pelo Ministério Público não implica ofensa ao princípio da obrigatoriedade da ação penal.
(B) o não comparecimento da vítima, sem motivo justificado, a qualquer ato do processo a que deva estar presente implicará reconhecimento da perempção.
(C) o perdão do ofendido, concedido por meio de petição assinada pela vítima ou por procurador com poderes especiais, obsta o prosseguimento da ação e implica extinção da punibilidade do agente.
(D) o erro quanto à classificação do crime na denúncia implica sua rejeição e consequente extinção do processo sem resolução do mérito.
(E) a denúncia não precisa conter o rol de testemunhas, as quais poderão ser arroladas pelo Ministério Público em qualquer fase do processo.
(FCC – MP/CE – Promotor de Justiça – 2011) A circunstância conhecida e provada, que, tendo relação com o fato, autorize, por indução, concluir-se a existência de outra ou outras circunstâncias, no âmbito do processo penal,
(A) serve como elemento formador de convicção do Promotor de Justiça em matéria de Tribunal do Júri.
(B) tem expressa disposição no Título II do Código de Processo Penal que trata do inquérito policial e a prevê como consideração à autoridade policial no âmbito meramente investigativo.
(C) não tem qualquer valor legal por vedar a Constituição Federal qualquer espécie de presunção por ofensa ao princípio do contraditório.
(D) considera-se indício e é um dos meios de prova.
(E) é expressão legal do princípio acusatório no processo penal.
(FCC – MP/CE – Promotor de Justiça – 2011) No caso de descumprimento de qualquer das obrigações impostas ao se fixar medida cautelar diversa da prisão, o juiz,
(A) depois de ouvir o infrator, deverá decretar a prisão preventiva.
(B) mediante requerimento do Ministério Público, poderá substituir a medida, impor outra em cumulação, dobrar o valor da fiança, cabendo apenas decretar a prisão preventiva em caso de crime doloso cometido por reincidente.
(C) de ofício ou mediante requerimento do Ministério Público, de seu assistente ou do querelante, poderá substituir a medida, impor outra em cumulação, ou, em último caso, decretar a prisão preventiva.
(D) apenas mediante requerimento do Ministério Público poderá substituir a medida, impor outra em cumulação, ou, em último caso, decretar a prisão preventiva.
(E) de ofício ou mediante requerimento do Ministério Público, poderá substituir a medida, impor outra em cumulação, decretar a prisão temporária por até 60 dias ou, em último caso, decretar a prisão preventiva até o término da instrução criminal.
(FCC – TRE/RN – Analista Judiciário/Área Judiciária – 2011) O habeas corpus não
(A) poderá ser impetrado por uma pessoa em favor de outrem.
(B) poderá ser impetrado em defesa da sociedade, para rever decisão injusta.
(C) poderá ser impetrado pelo Ministério Público.
(D) comporta pedido de liminar.
(E) poderá ser impetrado preventivamente
(FCC – TRE/AP – Analista Judiciário/Área Judiciária – 2011) No que se refere à suspensão do processo prevista no artigo 89, da Lei n 9.099/95, é INCORRETO afirmar que
(A) a suspensão será revogada se, no curso do prazo, o beneficiário vier a ser processado por outro crime.
(B) além das condições obrigatórias estabelecidas por lei o Juiz poderá especificar outras condições a que fica subordinada a suspensão, desde que adequadas ao fato e à situação pessoal do acusado.
(C) a decisão judicial que homologa a suspensão condicional do processo interrompe a prescrição e, durante o prazo de suspensão do processo, não correrá a prescrição.
(D) expirado o prazo de suspensão do processo, sem revogação, o Juiz declarará extinta a punibilidade.
(E) a suspensão poderá ser revogada se o acusado vier a ser processado, no curso do prazo, por contravenção, ou descumprir qualquer outra condição imposta.
sexta-feira, 16 de dezembro de 2011
Simulado 6_2011 - Processo Civil
Novas questões de Processo Civil. Amanhã postaremos os cometários. Aproveitem!
Simulado 6_2011 - Processo Civil
Simulado 6_2011 - Administrativo - Questão 1 - Comentários
1) (FCC - Analista Judiciário – Área Judiciária - TRF 5ª Região/2008) Para o julgamento e classificação das propostas no pregão, será adotado o critério de
(A) melhor qualidade do produto ou serviço.
(B) menor prazo de entrega.
(C) melhor técnica.
(D) técnica e preço.
(E) menor preço.
Gabarito: E
COMENTÁRIOS (Rafael de Jesus)
O pregão é uma modalidade de licitação instituída pela Lei nº 10.520/2002, destinada a conferir celeridade ao procedimento licitatório em determinadas hipóteses marcadas pela simplicidade. Pelo art. 1º da referida lei, o pregão destina-se à aquisição de bens e serviços qualificados como comuns, os quais, consoante o § 2º do art. 12 da Lei nº 7.174/2010, são “aqueles cujos padrões de desempenho e qualidade possam ser objetivamente definidos no edital, por meio de especificações usuais praticadas no mercado”.
Na esteira do inciso X do art. 4º da Lei do Pregão, o único critério seletivo nessa modalidade é o menor preço, mas, obviamente, hão de ser “observados os prazos máximos para fornecimento, as especificações técnicas e parâmetros mínimos de desempenho e qualidade definidos no edital”.
Simulado 6_2011 - Administrativo - Questão 2 - Comentários
2) (FCC - Analista Judiciário - Especialidade: Judicial – TRT 23ª Região/2011) No que concerne à classificação quanto à posição estatal, os órgãos públicos autônomos são
(A) órgãos de direção, controle e comando, mas sujeitos à subordinação e ao controle hierárquico de uma chefia; não gozam de autonomia administrativa nem financeira.
(B) os que se localizam na cúpula da Administração, subordinados diretamente à chefia dos órgãos independentes; gozam de autonomia administrativa, financeira e técnica e participam das decisões governamentais.
(C) os originários da Constituição e representativos dos três Poderes do Estado, sem qualquer subordinação hierárquica ou funcional, sujeitos apenas aos controles constitucionais de um sobre o outro, e suas atribuições são exercidas por agentes políticos.
(D) os que se acham subordinados hierarquicamente a órgãos superiores de decisão, exercendo principalmente funções de execução.
(E) órgãos de direção e comando, não sujeitos à subordinação e ao controle hierárquico de uma chefia, gozando de autonomia administrativa e financeira, como, por exemplo, as Casas Legislativas.
Gabarito: B
COMENTÁRIOS (Rafael de Jesus)
(A) INCORRETA. Segundo a clássica lição de Hely Lopes Meirelles, os órgãos públicos podem ser classificados, quanto à posição estatal, em independentes, autônomos, superiores e subalternos. Hierarquicamente, os órgãos subalternos situam-se na base da pirâmide; logo acima estão os órgãos superiores; depois os órgãos autônomos; e, finalmente, no topo da pirâmide estão os órgãos independentes.
A alternativa A define os órgãos superiores, que têm poder de direção, comando e controle, mas estão sempre subordinados a uma chefia mais alta. Como exemplos, têm-se os departamentos e as divisões administrativas.
(B) CORRETA. A definição contida na alternativa B reporta-se corretamente aos órgãos autônomos, que se localizam na cúpula administrativa, mas estão subordinados aos órgãos independentes – os quais se situam no topo. Como exemplos de órgãos autônomos, pode-se citar os ministérios e as secretarias estaduais.
(C) INCORRETA. Essa é a definição dos órgãos independentes, de que são exemplos a Presidência da República, a Câmara dos Deputados, o Senado Federal, as Assembléias Legislativas e os Tribunais. Também se incluem nessa categoria o Ministério Público e os Tribunais de Contas.
(D) INCORRETA. Essa definição reporta-se aos órgãos subalternos, localizados na base da pirâmide hierárquica. Como exemplo, pode-se citar as seções de expediente e de pessoal.
(E) INCORRETA. Os órgãos que não se subordinam a uma chefia e que gozam de autonomia administrativa e financeira são os independentes, já definidos na alternativa C. De fato, esses órgãos subordinam-se apenas aos controles constitucionais de um sobre o outro.