sábado, 19 de novembro de 2011

Simulado 2_2011 - Processo Penal

Segue simulado de processo penal. Amanhã divulgaremos o gabarito e os comentários. Bons estudos!

1. (FCC – 2011 – Analista Judiciário – Execução de Mandados – TRF 1ª Região)
O inquérito policial
(a) poderá ser arquivado por determinação da autoridade policial, desde que através de despacho fundamentado.
(b) pode ser presidido pelo escrivão de polícia, desde que as diligências realizadas sejam acompanhadas pelo Ministério Público.
(c) não exige forma especial, é inquisitivo e pode não ser escrito, em decorrência do princípio da oralidade.
(d) será remetido a juízo sem os instrumentos do crime, os quais serão devolvidos ao indiciado.
(e) não é obrigatório para instruir a ação penal pública que poderá ser instaurada com base em peças de informação.

2. (FCC – 2011 – Defensor Público de Classe Especial – DPE/RS)
Considere a hipótese do cometimento de diversos crimes, todos conexos, mediante concurso de agentes, entre os dias 10 e 11 de novembro de 2010. Primeiramente, na Comarca de Guaíba, foram cometidos dois roubos qualificados contra pedestres e uma tentativa de homicídio contra Policial Militar. Em seguida, foi cometido um roubo qualificado na comarca de Cachoeirinha, onde os acusados foram presos em flagrante, tendo um deles sido vítima de tentativa de homicídio por parte de Policial Militar em serviço. Homologado o referido flagrante, foi também decretada prisão preventiva dos acusados do roubo pelo Juiz da 1a Vara Criminal de Cachoeirinha, mas, por força da vis attractiva do Tribunal do Júri, todos os delitos antes referidos acabaram distribuídos e processados na 1a Vara Criminal da Comarca de Guaíba, onde o juiz, ao final da instrução, entendeu por desclassificar as tentativas de homicídio, quanto aos ci vis, para o crime de resistência e, quanto ao Policial Militar, para lesão corporal dolosa. Segundo as regras de jurisdição e competência, onde deverão ser julgados os fatos antes mencionados?
(a) Todos os crimes deverão ser julgados na 1ª Vara Criminal da Comarca de Guaíba.
(b) Todos os delitos deverão ser julgados na 1ª Vara Criminal de Cachoeirinha.
(c) O delito de lesão corporal deverá ser julgado pela Justiça Militar e os demais na 1ª Vara Criminal da Comarca de Guaíba.
(d) O delito de lesão corporal deverá ser julgado pela Justiça Militar e os demais na 1ª Vara Criminal da Comarca de Cachoeirinha.
(e) Todos deverão ser julgados pela Justiça Militar.

3. (FCC – 2010 – Procurador de Contas – TCE/AP)
Segundo o estabelecido pelo Código de Processo Penal,
(a) o juiz, nos casos de ação penal de iniciativa pública, não poderá proferir sentença condenatória caso o Ministério Público tenha opinado pela absolvição.
(b) o juiz, sem modificar a descrição do fato contido na denúncia, somente poderá atribuir-lhe definição jurídica diversa e aplicar pena mais grave se determinar o aditamento da inicial pelo Ministério Público.
(c) a defesa poderá, no prazo de cinco dias, pedir ao juiz que declare a sentença, sempre que nela houver obscuridade, ambiguidade, contradição ou omissão.
(d) o juiz, ao proferir sentença condenatória, fixará valor mínimo para reparação dos danos causados pela infração, considerando os prejuízos sofridos pelo ofendido.
(e) a intimação da sentença, se o réu estiver preso, será feita a ele pessoalmente ou ao defensor por ele constituído.

4. (FCC – 2009 – Defensor Público – DP/SP)
A sentença cuja nulidade foi reconhecida em sede de apelação
(a) não produz nenhum efeito, devendo ser prolatada nova sentença, independentemente de quem haja recorrido.
(b) vincula a nova sentença ao máximo da pena nela imposta, se a nulidade foi reconhecida em recurso da defesa.
(c) obriga o Estado a reparar o dano moral ao condenado, desde que o recurso seja da acusação.
(d) importa em absolvição do acusado, independendo de quem haja recorrido.
(e) desobriga o juiz de prolatar nova sentença, se o recurso for da acusação.

5. (FCC – 2011 – Defensor Público de Classe Inicial – DPE/RS)
Sobre os meios de impugnação no processo penal, é correto afirmar:
(a) Os embargos infringentes e de nulidade opostos contra acórdão de Tribunal de Justiça são admissíveis na apelação e no recurso em sentido estrito, não cabendo em revisão criminal e pedido de desaforamento.
(b) No mandado de segurança impetrado pelo Ministério Público contra decisão proferida em processo penal, não é exigível a citação do réu como litisconsorte passivo.
(c) A ação revisional, se acolhida, leva a uma sentença objetivamente complexa, correspondente a dois pedidos: o de desconstituição da sentença revidenda e o da nova sentença, que a substitua e que poderá ser condenatória ou absolutória.
(d) O recurso ex officio está em conformidade com o sistema acusatório de índole constitucional e é obrigatório quando da decisão de absolvição sumária na sentença do procedimento do Júri, sendo que não transita em julgado a sentença por haver omitido o recurso ex officio, que se considera interposto ex lege.
(e) No recurso de apelação no procedimento comum ordinário, a renúncia do réu ao direito de recorrer, mesmo que manifestada sem a assistência de seu defensor constituído, impede o conhecimento da apelação por este interposta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário