domingo, 12 de fevereiro de 2012

QUESTÃO 1 - PROCESSO CIVIL - SIMULADO 03/2012


Concursandos de plantão, divulgamos, agora, o gabarito e os comentários das questões do nosso 3º Simulado de Processo Civil deste ano. Bons estudos!

1. (FUNIVERSA - 2009 - PC-DF - Delegado de Polícia) Acerca dos princípios do procedimento e do processo civil, assinale a alternativa correta.
a) A eventualidade constitui exemplo de princípio constitucional do processo civil.
b) A oralidade constitui exemplo de princípio informador e fundamental inerente à jurisdição.
c) Consoante os postulados do princípio do dispositivo, o réu, na contestação, de uma só vez, deve formular as defesas de que dispõe.
d) O duplo grau de jurisdição constitui exemplo de princípio relativo ao procedimento.
e) O direito da parte de participar do contraditório pode ser alcançado pela preclusão.


Resposta: alternativa E

Comentários:

Alternativa A – Incorreta
O princípio da eventualidade não possui índole constitucional, uma vez que sua previsão está no art. 300 do CPC, in verbis: “Compete ao réu alegar, na contestação, toda a matéria de defesa, expondo as razões de fato e de direito, com que impugna o pedido do autor e especificando as provas que pretende produzir”.
Com isso, já respondemos à assertiva. Contudo, a você, que não restringe seu estudo à literalidade da lei, dirijo os comentários a seguir, ilustrados pelo entendimento jurisprudencial.
Segundo o princípio da eventualidade, todos os argumentos de defesa devem estar incluídos na contestação, ainda que sejam contraditórios entre si, para que o juiz, rejeitando o primeiro, possa examinar os subseqüentes. (ex.: preliminar de ilegitimidade ativa, por não ser o autor sujeito da relação jurídica; e, caso não acatada a preliminar, o réu pede ao juiz o reconhecimento dos vícios que inquinam o contrato e o tornam nulos, julgando improcedente o pedido do autor).
Neste contexto, via de regra, após a contestação, não poderá o réu inovar sua matéria de defesa, pois já terá sido objeto de preclusão, entendida como a perda de uma faculdade conferida pela lei processual (ex.: praticar um ato processual ou argüir determinada matéria em defesa).
Vale ressaltar que o art. 303 do CPC traz as exceções ao referido princípio, elencando as alegações que podem ser formuladas após a contestação, a saber: (i) relativas a direito superveniente; (ii) quando competir ao juiz conhecer delas de ofício (ex.: condições da ação, pressupostos processuais, prescrição e decadência); ou (iii) por expressa autorização legal, puderem ser formuladas em qualquer tempo e juízo.
Sob esse viés, “a manifestação do réu revel após o prazo da contestação é restringida às hipóteses previstas no art. 303 do CPC, não tendo como serem conhecidas as alegações que não se enquadram no referido dispositivo”. (TJMG; APCV 0072625-34.2005.8.13.0191; Rel. Des. Arnaldo Maciel; DJEMG 03/02/2012).
Frise-se, ainda, que a preclusão se classifica em temporal, lógica e consumativa.
De acordo com a preclusão temporal, a perda do prazo implica a impossibilidade de prática do ato processual respectivo. Desse modo, a título de exemplo, as partes devem requerer a produção de provas no momento oportuno, sob pena de não mais poderem fazê-lo. Porém, ressalve-se, “a iniciativa probatória do magistrado, em busca da verdade real, com realização de provas de ofício, não se sujeita à preclusão temporal, porque é feita no interesse público de efetividade da Justiça" (STJ, RESP 345.436/SP, Relatora Ministra Nancy Andrighi, DJU de 13.05.2002).
Já a preclusão lógica impede a prática de determinado ato processual, se incompatível (sob o aspecto lógico) com outro praticado anteriormente. Assim, a parte que aquiesce e afirma aceitar a sentença desfavorável não pode, depois, apresentar recurso de apelação. Igualmente, quando há confissão a respeito de um fato, não se pode requerer a produção de provas a esse respeito.
Por último, temos a chamada preclusão consumativa, impondo que, uma vez praticado o ato processual, não seja possível repeti-lo, melhorá-lo ou corrigi-lo. Um ótimo exemplo é dado pela jurisprudência do STJ: “quando o réu adianta a contestação, ele abre mão do restante do prazo legal de apresentação de resposta, de maneira que eventual tentativa de aditar a contestação será freada pelo óbice da preclusão consumativa” (REsp 1.099.439 – RS, Massami Uyeda, Terceira Turma, 19.03.2009).
Fala-se, também, na preclusão pro judicato, impedindo o juiz de reapreciar e julgar matéria que já foi objeto de decisão pretérita, nos termos do art. 471 do CPC, in verbis:

Art. 471.  Nenhum juiz decidirá novamente as questões já decididas, relativas à mesma lide, salvo:
I - se, tratando-se de relação jurídica continuativa, sobreveio modificação no estado de fato ou de direito; caso em que poderá a parte pedir a revisão do que foi estatuído na sentença;
II - nos demais casos prescritos em lei.

Conforme a jurisprudência do STJ, no inciso II, estão incluídas as questões de ordem pública e aquelas que versarem sobre direito indisponível, aí não incidindo a preclusão pro judicato (STJ; REsp 1.244.469; Proc. 2011/0052213-8/RS; Segunda Turma; Rel. Min. Mauro Campbell Marques; DJE 16/05/2011).

Alternativa B – Incorreta
O princípio da oralidade, hodiernamente, perdeu muito de sua importância, tendo em vista que os atos orais são sempre tomados a termo. Porém, ele ainda se aplica, de forma mitigada, nos Juizados Especiais.
Assim, a assertiva está incorreta ao afirmar que se trataria de princípio fundamental.

Alternativa C – incorreta
O enunciado da questão refere-se, em verdade, ao princípio da eventualidade, já comentado na alternativa “a”.
O princípio dispositivo diz respeito à necessidade de provocação do Poder Judiciário, mediante a propositura de ação, para que a jurisdição possa ser exercida.
Nesse jaez, cite-se o Código de Processo Civil, in verbis:
Art. 2º  Nenhum juiz prestará a tutela jurisdicional senão quando a parte ou o interessado a requerer, nos casos e forma legais.
Art. 262.  O processo civil começa por iniciativa da parte, mas se desenvolve por impulso oficial.
Tais dispositivos não se aplicam à chamada jurisdição voluntária, que pode ser iniciada de ofício (i.e., sem provocação das partes). Trata-se de administração pública de interesses privados, caracterizada por: (i) ausência de conflito de interesses; (ii) ausência de contraditório; (iii) coisa julgada meramente formal. Como exemplo, pode ser citado o processo de inventário.
Vale, ainda, ressaltar que o princípio dispositivo não se aplica à iniciativa probatória do julgador, a qual poderá ser exercida nas seguintes hipóteses: (i) quando o direito versado na causa for indisponível; (ii) o julgador estiver em estado de perplexidade (falsidade documental, p.ex.); ou (iii) houver desproporção econômica ou social entre as partes. A esse respeito, julgamento paradigmático do STJ no RESP n. 43467/MG, sob a relatoria do Min. Sálvio de Figueiredo Teixeira, julgado em 12.12.1995.
Alternativa D – incorreta
Para responder à questão, devemos nos reportar à seguinte classificação: princípios informativos do processo e princípios informativos do procedimento.
Sob esse viés, os princípios informativos do processo devem ser tidos como leis formais, no que tange à sua aplicação prática, abrangendo os direitos e deveres das partes na condução do processo. Já os princípios informativos do procedimento dizem respeito ao rito processual, isto é, à forma como a lei determina que os atos processuais sejam encadeados.
Assim, são princípios informativos do processo: (i) devido processo legal; (ii) inquisitivo; (iii) dispositivo; (iv) contraditório; (v) duplo grau de jurisdição; (vi) boa-fé e lealdade processual; (vii)) verdade real.
Por sua vez, são princípios informativos do procedimento: (i) oralidade; (ii) publicidade; (iii) economia processual; (iv) eventualidade ou preclusão.
Portanto, o erro da assertiva está na classificação equivocada do princípio do duplo grau de jurisdição.
Alternativa E – correta
O princípio do contraditório encontra guarida no art. 5º, LV, da Constituição e Implica uma dupla exigência: (i) dar ciência aos réus da existência do processo; e (ii) permitir aos réus que manifestem suas razões, opondo-se à pretensão contra eles deduzida.
            No processo civil, o contraditório é um ônus, uma vez que é facultada a opção de não se defender, caso em que se dará a chamada revelia, que implica tanto efeitos materiais e como processuais.
Sob o ângulo material, reputar-se-ão verdadeiros os fatos afirmados pelo autor (art. 319 do CPC). Trata-se de presunção juris tantum (relativa), podendo ser elidida quando os próprios elementos constantes dos autos demonstrarem não serem verdadeiros ou serem contraditórios os fatos descritos pelo autor.
O CPC descreve situações em que não se aplicam os efeitos materiais da revelia:
Art. 320.  A revelia não induz, contudo, o efeito mencionado no artigo antecedente:
I - se, havendo pluralidade de réus, algum deles contestar a ação;
II - se o litígio versar sobre direitos indisponíveis;
III - se a petição inicial não estiver acompanhada do instrumento público, que a lei considere indispensável à prova do ato.
Art. 302.  Cabe também ao réu manifestar-se precisamente sobre os fatos narrados na petição inicial. Presumem-se verdadeiros os fatos não impugnados, salvo:
I - se não for admissível, a seu respeito, a confissão;
II - se a petição inicial não estiver acompanhada do instrumento público que a lei considerar da substância do ato;
III - se estiverem em contradição com a defesa, considerada em seu conjunto.
Por conta do art. 320, II, do CPC, não se aplicam os efeitos da revelia à Fazenda Pública, por se entender que ela defende interesse público indisponível.
Quanto aos efeitos processuais da revelia, cite-se o art. 322 do CPC:
Art. 322. Contra o revel que não tenha patrono nos autos, correrão os prazos independentemente de intimação, a partir da publicação de cada ato decisório.
Ou seja, fica dispensada a intimação do réu revel para os atos processuais subseqüentes, se não houver advogado constituído nos autos.
           Portanto, o direito da parte de participar do contraditório pode ser alcançado pela preclusão, estando correta a alternativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário