sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Simulado_02_2012_PROCESSO-CIVIL

Concursandos de plantão, seguem as questões do nosso segundo simulado de Processo Civil de 2012! Amanhã postaremos os comentários! Bons estudos!


1. (FCC – 2012 – TJ/PE 0 Oficial de Justiça) Bruno ajuizou ação de cobrança em face de Bernadete. Quando citada, Bernadete ofereceu reconvenção dentro do prazo legal, cobrando de Bruno valor três vezes superior ao que ele está cobrando. Bruno requereu a desistência da ação de cobrança e Bernadete concordou. Neste caso, a desistência da ação
a) obstará o prosseguimento da reconvenção que ficará suspensa automaticamente por trinta dias até ulterior deliberação do magistrado.
b) acarretará automaticamente a extinção da reconvenção sem resolução do mérito.
c) acarretará automaticamente a extinção da reconvenção com resolução do mérito.
d) não obstará o prosseguimento da reconvenção.
e) obstará o prosseguimento da reconvenção que ficará suspensa automaticamente por sessenta dias até ulterior deliberação do magistrado.

2. (FGV - OAB - Exame de Ordem Unificado - Fev/2011) A sentença liminar, acrescida à legislação processual civil por meio da Lei 11.277/06, assegura ao juiz a possibilidade de dispensar a citação e proferir desde logo sentença, nas hipóteses em que o juízo já tenha proferido sentença de total improcedência em casos idênticos.
Considerando tal instituto jurídico, assinale a alternativa correta.
a) Será facultado ao autor agravar da sentença, caso em que o réu será intimado para oferecer contrarrazões.
b) Interposto o recurso de apelação contra a sentença liminar, o juiz poderá exercer juízo de retratação no prazo de cinco dias.
c) É cabível a sentença liminar quando a matéria controvertida for de fato e de direito e guardar identidade com outros casos anteriormente julgados pelo juízo.
d) Proferida sentença liminar, o réu somente será citado a responder à ação em caso de provimento de eventual recurso.

3. (FCC - 2012 - TRT - 11ª Região (AM) - Analista Judiciário - Execução de Mandados) A respeito da sentença e da coisa julgada, considere:
I. As relações jurídicas continuativas já decididas por sentença transitada em julgado podem ser modificadas em seu estado de fato e de direito e ensejar nova decisão jurisdicional.
II. Os motivos fazem coisa julgada, quando importantes para determinar o alcance da parte dispositiva da sentença.
III. A sentença faz coisa julgada apenas às partes entre as quais é dada, mas os terceiros podem ser atingidos pelos efeitos da sentença.
Está correto o que se afirma APENAS em
a) I e II.
b) I e III.
c) II.
d) II e III.
e) III.

4. (FCC - 2012 - TRT - 11ª Região (AM) - Analista Judiciário - Execução de Mandados) Numa ação ordinária, o autor não se conformou com a decisão final de mérito transitada em julgado, por entender que a mesma violou literal disposição de lei. Nesse caso, para ajuizar ação rescisória,
a) não é necessário que tenham sido esgotados todos os recursos contra a decisão rescindenda.
b) é possível reexaminar a prova produzida no processo originário para verificar a eventual violação.
c) deve demonstrar que a decisão se baseou em orientação controvertida nos tribunais.
d) é necessário que tenha prequestionado a questão no processo originário.
e) não é necessário que sejam apontados os dispositivos supostamente violados pela decisão.

5. (FCC - 2012 - TCE-AP - Analista de Controle Externo) Ao julgar Mandado de Segurança de competência originária do Tribunal de Justiça, o Órgão Colegiado competente, em acórdão não unânime, concedeu a ordem em relação a um dos pedidos e negou em relação ao outro. Com exceção dos embargos de declaração, o impetrante poderá interpor
a) somente recurso ordinário.
b) somente recurso especial e recurso extraordinário.
c) embargos de divergência.
d) recurso especial, recurso extraordinário e recurso ordinário.
e) somente embargos infringentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário