quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Simulado 3_2012 - Administrativo


Prezados amigos,
Seguem mais 5 questões de Direito Administrativo. Amanhã divulgaremos o gabarito e os comentários. Bons estudos

1) (FCC - 2011 - TCE-PR - Analista de Controle – Área Jurídica) A participação de consórcios, em licitações regidas pela Lei nº 8.666/93,
a) é sempre admissível, respondendo os consorciados apenas pelas obrigações assumidas no limite da participação no respectivo consórcio.
b) pode ser admitida apenas na fase de licitação, havendo a obrigatoriedade de o consórcio vencedor constituir sociedade de propósito específico para assinatura do contrato.
c) pode ser admitida em qualquer modalidade licitatória, obrigando todos os consorciados solidariamente.
d) pode ser admitida somente na modalidade concorrência pública, permitindo a majoração das exigências de habilitação em até 30%.
e) é admissível somente em licitações de alta complexidade ou grande vulto e não gera solidariedade para os consorciados.

2) (FCC - 2011 - TRE-PE - Analista Judiciário - Área Judiciária) Considere as seguintes assertivas acerca do tema “Improbidade Administrativa” (Lei nº 8.429/1992):
I. Para a caracterização do ato de improbidade que atenta contra os princípios da Administração Pública, faz-se imprescindível a ocorrência de dano ao erário.
II. Na hipótese de condenação por ato ímprobo que importe enriquecimento ilícito, será cabível, dentre outras sanções, multa civil de cinco vezes o valor do acréscimo patrimonial.
III. No que concerne à sanção pecuniária de ressarcimento do dano, a mesma poderá ser executada provisoriamente, ainda que pendentes recursos nos Tribunais Superiores.
IV. Os únicos atos ímprobos que comportam penalização a título de culpa são os causadores de prejuízos ao erário, previstos no artigo 10 da Lei nº 8.429/92.

Está correto o que consta APENAS em:
a) I e II.
b) I e III.
c) III e IV.
d) II.
e) II, III e IV.

3) (FCC - 2011 - TCE-SP - Procurador) A União Federal pretende implantar um gasoduto subterrâneo para transporte da produção de gás de uma região para outra. O trajeto do gasoduto atinge parcialmente imóveis particulares e imóveis públicos. Para materialização da obra pretendida, que acarretará restrição parcial do aproveitamento dos imóveis, a União deverá
a) desapropriar os imóveis de particulares e requisitar temporariamente os imóveis públicos.
b) instituir servidão administrativa sobre as áreas, observadas as formalidades legais, inclusive para os imóveis públicos.
c) instituir servidão administrativa sobre os imóveis particulares e desapropriar os imóveis públicos, que não podem ser objeto de servidão administrativa.
d) requisitar administrativamente os imóveis públicos e desapropriar os imóveis particulares.
e) adquirir as parcelas dos imóveis públicos atingidas pela obra e desapropriar o perímetro necessário dos imóveis particulares.

4) ( FCC - 2011 - TCM-BA - Procurador Especial de Contas) Constitui uma forma de extinção do contrato de concessão de serviços públicos a
a) caducidade, declarada pelo poder concedente em decorrência de descumprimento de obrigação contratual ou falha na execução do serviço, condicionada à autorização legislativa.
b) anulação, caracterizada pela retomada do serviço, antes do prazo contratual, por razões de interesse público, precedida de indenização ao concessionário.
c) encampação, caracterizada pela retomada forçada do serviço em razão da falha na sua prestação, decretada judicialmente.
d) intervenção, caracterizada pela retomada do serviço, por descumprimento contratual ou razões de interesse público, condicionada à indenização dos investimentos.
e) rescisão, pelo poder concedente ou pelo concessionário, este último apenas por decisão judicial em função de descumprimento, pela Administração, de normas contratuais.

5) ( FCC - 2011 - TRT - 20ª REGIÃO (SE) - Analista Judiciário - Área Judiciária) A licença por motivo de doença em pessoa da família, incluídas as prorrogações, poderá ser concedida a cada período de doze meses, dentre outras, na seguinte condição, por até
a) 120 dias, consecutivos ou não, sem remuneração.
b) 100 dias, consecutivos ou não, sem remuneração.
c) 120 dias, consecutivos, mantida a remuneração do servidor.
d) 60 dias, consecutivos ou não, mantida a remuneração do servidor.
e) 90 dias, consecutivos, mantida a remuneração do servidor.




Nenhum comentário:

Postar um comentário