terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Simulado 5_2011 - Constitucional - Questão 2 - Comentários

2) (FCC – Promotor de Justiça – MPE/CE - 2011)

A invocação à proteção de Deus, constante do Preâmbulo da Constituição da República vigente,

(A) é inconstitucional.

(B) é ilícita.

(C) não tem força normativa.

(D) não foi recepcionada pelo texto constitucional.

(E) é expressão de reprodução obrigatória nas Constituições

estaduais.

Gabarito: C


Comentários (Daniel Mesquita)

Muito já se discutiu acerca da natureza do Preâmbulo da Constituição da República vigente, dando origem a três vertentes.

A primeira é a tese da irrelevância jurídica, segundo a qual o preâmbulo não possui eficácia normativa, localizando-se no âmbito da política, sem relevância jurídica.

A segunda é a tese da plena eficácia, na qual o preâmbulo possui a mesma eficácia jurídica de todas as demais normas constitucionais.

A terceira e última preconiza a relevância jurídica indireta, de modo que o preâmbulo faz parte do aspecto jurídico da Constituição, mas não se confunde com as normas jurídicas de seu corpo.

O STF adotou a primeira vertente (irrelevância jurídica) no julgamento da ADI 2076/AC, que discutiu também se o preâmbulo da Constituição constituiria norma de reprodução obrigatória nas Constituições Estaduais. O entendimento deste julgado é comumente cobrado em provas, razão pela qual transcrevo sua ementa abaixo:

EMENTA: CONSTITUCIONAL. CONSTITUIÇÃO: PREÂMBULO. NORMAS CENTRAIS. Constituição do Acre. I. - Normas centrais da Constituição Federal: essas normas são de reprodução obrigatória na Constituição do Estado-membro, mesmo porque, reproduzidas, ou não, incidirão sobre a ordem local. Reclamações 370-MT e 383-SP (RTJ 147/404). II. - Preâmbulo da Constituição: não constitui norma central. Invocação da proteção de Deus: não se trata de norma de reprodução obrigatória na Constituição estadual, não tendo força normativa. III. - Ação direta de inconstitucionalidade julgada improcedente.”


Assim, a alternativa correta é a letra “C”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário