5) (FCC – Analista Judiciário – Execução de Mandados – TJAP/2009)
Relativamente ao direito de propriedade, prevê a Constituição da República que, no caso de iminente perigo público,
Relativamente ao direito de propriedade, prevê a Constituição da República que, no caso de iminente perigo público,
(A) não existem garantias ao direito de propriedade.
(B) a propriedade privada somente poderá ser utilizada pela administração pública caso seja desapropriada por necessidade ou utilidade pública.
(C) pode o indivíduo impedir a utilização de seu imóvel pelo poder público, caso a propriedade seja considerada bem de família.
(D) a administração pública poderá usar de propriedade particular, desde que por decisão judicial transitada em julgado.
(E) a autoridade competente poderá usar de propriedade particular, assegurada ao proprietário indenização ulterior, se houver dano.
Gabarito: E
COMENTÁRIOS (Rafael Câmara)
Na hipótese de iminente perigo público, a autoridade administrativa poderá usar a propriedade particular, sendo assegurada ao proprietário uma indenização posterior, se o uso pela Administração lhe houver causado algum dano.
Isso porque, em determinadas situações, a Administração Pública precisará utilizar um bem privado, com a finalidade de atender a uma necessidade coletiva urgente. Tal fenômeno é denominado pela doutrina de Requisição Administrativa.
Portanto, a Requisição Administrativa é uma forma de utilização da propriedade privada pela Administração Pública.
Na hipótese de Requisição Administrativa, o particular não poderá impedir o uso do bem pela Administração, ainda que a propriedade seja considerada bem de família. Ademais, ante a urgência da situação, é dispensável prévia decisão judicial.
A CF/88, no inciso XXV de seu art. 5º, dispõe que:
XXV - no caso de iminente perigo público, a autoridade competente poderá usar de propriedade particular, assegurada ao proprietário indenização ulterior, se houver dano.
Rafael,
ResponderExcluirOs comentários de todas as questões estão EXCELENTES.
Por mais que as questões pareçam fáceis elas envolvem assuntos importantíssimos que foram muito bem abordados por você, de forma profunda e clara.
Obrigada por compartilhar seus conhecimentos conosco.
Concordo plenamente com o que a colega falou. Questões muito bem elaboradas.
ResponderExcluir