terça-feira, 15 de maio de 2012

Simulado 16_2012 - Questão 1 - Comentários


Prezados leitores do blog da AEJUR, seguem os comentários das questões do 16º simulado de Direito Constitucional do ano – direitos e garantias individuais em espécie.
Prestem bastante atenção neste tema e aprofundem seu conhecimento além do aqui exposto, pois é um assunto que todos os concursandos devem dominar!
Bons estudos!

Questão 1
(FGVtécnico legislativoespecialidade: processo legislativo - 2008)
A respeito do catálogo de direitos fundamentais da Constituição Federal de 1988, analise as afirmativas a seguir:
I. O princípio da legalidade estabelece que ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa, senão em virtude de lei.
II. É inviolável a liberdade de crença. Ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa, salvo se a invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa fixada em lei.
III. Nenhuma pena passará da pessoa do condenado, podendo a obrigação de reparar o dano e a decretação do perdimento de bens ser, nos termos da lei, estendidas aos sucessores e contra eles executadas, até o limite do valor do patrimônio transferido.
IV. Nenhum brasileiro será extraditado, salvo o naturalizado, em caso de crime comum, praticado antes da naturalização, ou de comprovado envolvimento em tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, na forma da lei.
V. A prisão de qualquer pessoa e o local onde se encontre serão comunicados imediatamente ao juiz competente e à família do preso ou à pessoa por ele indicada.
Assinale:
(A) se apenas as afirmativas I, IV e V estiverem corretas.
(B) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
(C) se apenas as afirmativas I, III e V estiverem corretas.
(D) se apenas as afirmativas II, III e IV estiverem corretas.
(E) se todas as afirmativas estiverem corretas.

Gabarito: E
Comentários (Daniel Mesquita)

A questão cobra basicamente a literalidade de alguns incisos do art. 5º da CF, cujo texto é de conhecimento fundamental para todos os concursandos.
Assertiva I – Correta. Questão sem muita discussão, pois apenas exige o conhecimento do inciso II do art. 5º da CF:

II - ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei;

Assertiva II – Correta. A assertiva cobra o conhecimento de dois incisos do art. 5º do texto constitucional:

VI - é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias;
VIII - ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei;

Assertiva III – Correta. A assertiva é cópia do inciso XLV do art. 5º da CF:

XLV - nenhuma pena passará da pessoa do condenado, podendo a obrigação de reparar o dano e a decretação do perdimento de bens ser, nos termos da lei, estendidas aos sucessores e contra eles executadas, até o limite do valor do patrimônio transferido;

Assertiva IV – Correta. Trata-se da previsão do inciso LI do art. 5º da CF:

LI - nenhum brasileiro será extraditado, salvo o naturalizado, em caso de crime comum, praticado antes da naturalização, ou de comprovado envolvimento em tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, na forma da lei;

Assertiva V – Correta. Art. 5º, LXII da CF:

LXII - a prisão de qualquer pessoa e o local onde se encontre serão comunicados imediatamente ao juiz competente e à família do preso ou à pessoa por ele indicada;

Nenhum comentário:

Postar um comentário