sábado, 21 de abril de 2012

SIMULADO 13/2012 - DIREITO PENAL E PROCESSUAL PENAL


1) DELEGADO DE POLÍCIA MG/2011 – FUMARC – QUESTÃO 38 TIPO I.

Com relação à legislação especial, é INCORRETO afirmar que

 a) nos crimes contra a ordem tributária, o pagamento do tributo, antes do recebimento da denúncia, caracteriza causa extintiva de punibilidade.

 b) motorista de táxi que se distrai conversando com passageiro e atropela pedestre, causando-lhe lesões corporais e é induzido pelo acompanhante a deixar de prestar socorro à vítima, responde pelo crime de lesão corporal culposa, funcionando a omissão de socorro e a circunstância de estar no exercício da profissão como causas especiais de aumento de pena, conforme a Lei nº 9.503/97, respondendo o passageiro pelo crime de omissão de socorro, previsto no art. 135 do Código Penal.

 c) a Lei de Tortura prevê exceção, ao princípio da territorialidade, determinando a aplicação da lei brasileira a crimes ocorridos fora do território brasileiro, sempre que a vítima for brasileira.

 d) para o crime de tráfico ilícito de entorpecentes, a associação eventual constitui causa de aumento de pena, sendo a associação para o tráfico, prevista no art. 35 da Lei nº 11.343/2006, delito autônomo que demanda comprovação da estabilidade e permanência da societas sceleris.


2) JUIZ – TJ/PE 2011 – FCC - QUESTÃO Nº 52 – Modelo I

O crime de associação para o tráfico

 a) exige o concurso de mais de três pessoas.
 b) permite a concessão do livramento condicional após o cumprimento de 1/3 (um terço) da pena, se primário o condenado, ou de 1/2 (metade), se reincidente em crime doloso.
 c) admite a redução da pena de 1/6 (um sexto) a 2/3 (dois terços), desde que o agente seja primário, de bons antecedentes, não se dedique às atividades criminosas nem integre organização criminosa.
 d) admite redução da pena em caso de semi-imputabilidade do acusado.
 e) não se configura no caso de associação para o custeio de tráfico por terceiros.


3) JUIZ – TJ/GO 2009 – FCC, QUESTÃO Nº 45, modelo I

No crime de tráfico de drogas, NÃO constitui causa de aumento da pena

 a) a transnacionalidade do delito.
 b) o concurso de pessoas.
 c) o emprego de arma de fogo.
 d) o transporte entre Estado da Federação e o Distrito Federal.
 e) o custeio da prática do delito.


4) Defensor Público - DPE/AL – CESPE – 2009, questão 82

As medidas alternativas impostas em razão de uma transação penal e aquelas previstas no art. 28 da Lei n.º 11.343/2006 (usuário de droga) não geram os efeitos penais gerais próprios de uma sanção penal.

(  )CERTO
(  )ERRADO


5) MP/SE – 2009 – FCC – Questão 74.

No procedimento previsto pela Lei no 11.343/06 (Lei de Tóxicos),

 a) o juiz, após receber a denúncia, ordenará a notificação do acusado para oferecer defesa prévia, por escrito, no prazo de dez dias.
 b) não se admite o apelo em liberdade.
 c) o inquérito policial será concluído no prazo de trinta dias, se o indiciado estiver preso, e de noventa dias, quando solto, não se admitindo prorrogação.
 d) o Ministério Público, ao oferecer a denúncia, poderá arrolar até oito testemunhas.
 e) o acusado, na defesa prévia, poderá arguir preliminares, oferecer documentos, especificar provas e arrolar até cinco testemunhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário