Questão 5
(Cespe – Analista Arquivologia – MPU – 2010)
O livre exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, desde que atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer, é norma constitucional de eficácia contida; portanto, o legislador ordinário atua para tornar exercitável o direito nela previsto.
Gabarito: Errado
Comentários (Daniel Mesquita)
A primeira parte da assertiva (“O livre exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, desde que atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer, é norma constitucional de eficácia contida”) está correta, conforme já destacamos na questão 3.
Entretanto, a conclusão trazida na segunda parte está equivocada (“portanto, o legislador ordinário atua para tornar exercitável o direito nela previsto”).
No caso das normas constitucionais de eficácia contida, o legislador infraconstitucional atua para, se entender cabível, prever restrições/exigências ao exercício do direito constitucionalmente previsto. A conclusão de que a atuação do legislador ordinário tornará exercitável o direito previsto está correta apenas em relação a normas de eficácia limitada, que exigem a atuação do legislador ordinário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário