terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Simulado 4_2012 - Constitucional - Questão 4 - Comentários

4) (FCCProcurador do Estado do Amazonas - 2010)

De acordo com a Constituição Federal, os Territórios

(A) gozam de autonomia política, uma vez que elegem seu próprio governador.

(B) integram a organização político-administrativa da República Federativa do Brasil, juntamente com a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, todos autônomos nos termos da Constituição.

(C) podem integrar a União ou os Estados, conforme dispuser a lei complementar que os criar.

(D) gozam de autonomia organizacional, uma vez que lhes cabe instituir sua própria lei orgânica.

(E) podem ser subdivididos em Municípios.

Gabarito: E


Comentários (Daniel Mesquita)

Na federação brasileira, temos a República Federativa do Brasil como o ente dotado de soberania, enquanto temos a União, os estados, o DF e os municípios como entes autônomos.

Dessa afirmação já concluímos que os Territórios Federais não são considerados entes federados, eis que não são dotados de autonomia, sendo pessoa jurídica pertencente à União, consoante prevê o art. 18, §2º da CF:

Art. 18. A organização político-administrativa da República Federativa do Brasil compreende a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, todos autônomos, nos termos desta Constituição.

§ 2º - Os Territórios Federais integram a União, e sua criação, transformação em Estado ou reintegração ao Estado de origem serão reguladas em lei complementar.


O Território Federal, portanto, nada mais é que uma autarquia, ou seja, é uma descentralização administrativa que integra a União.

O art. 33 e §§ da CF dispõe acerca de algumas características dos Territórios, que são fundamentais para a resolução do questionamento proposto:


Art. 33. A lei disporá sobre a organização administrativa e judiciária dos Territórios.

§ 1º - Os Territórios poderão ser divididos em Municípios, aos quais se aplicará, no que couber, o disposto no Capítulo IV deste Título.

§ 2º - As contas do Governo do Território serão submetidas ao Congresso Nacional, com parecer prévio do Tribunal de Contas da União.

§ 3º - Nos Territórios Federais com mais de cem mil habitantes, além do Governador nomeado na forma desta Constituição, haverá órgãos judiciários de primeira e segunda instância, membros do Ministério Público e defensores públicos federais; a lei disporá sobre as eleições para a Câmara Territorial e sua competência deliberativa.


Alternativa A – Incorreta. Como vimos, os Territórios são meras descentralizações administrativas, são as chamadas autarquias territoriais. Nesse contexto, a CF prevê que os governadores de territórios não são eleitos, mas são nomeados pelo Presidente da República após a aprovação do Senado Federal (art. 52, III, c):


Art. 52. Compete privativamente ao Senado Federal:

III - aprovar previamente, por voto secreto, após arguição pública, a escolha de:

c) Governador de Território;


Assim, ante a falta de autonomia dos Territórios, podemos dizer que lhes faltam a característica de autogoverno, que consiste na capacidade de eleição de seus governantes.

Alternativa B – Incorreta. Os Territórios Federais não são autônomos, integram a estrutura administrativa da União.

Alternativa C – Incorreta. A Constituição Federal trata expressamente apenas dos Territórios Federais, que integram necessariamente a estrutura da União.

Alternativa D – Incorreta. Mais uma vez, podemos concluir que a alternativa está incorreta apenas com o conhecimento de que os territórios não possuem autonomia.

Alternativa E – Correta. É a exata previsão do art. 33, §1º acima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário