sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Simulado 4_2012 - Administrativo - Questão 5 - Comentários

5) (FCC - Defensor Público - DPE/MT – 2009) Considere os dispositivos abaixo, extraídos do art. 84 da Constituição Federal, cujo caput é “Compete privativamente ao Presidente da República”:

I. “iniciar o processo legislativo, na forma e nos casos previstos nesta Constituição”.

II. “sancionar, promulgar e fazer publicar as leis, bem como expedir decretos e regulamentos para sua fiel execução”.

III. “vetar projetos de lei, total ou parcialmente”.

Há exemplo de poder regulamentar da Administração Pública em:

(A) I, II e III.

(B) I, apenas.

(C) II, apenas.

(D) III, apenas.

(E) II e III, apenas.

Gabarito: C

COMENTÁRIOS (Rafael de Jesus)


O poder regulamentar é definido como “aquele que cabe ao chefe do Poder Executivo da União, dos Estados e dos Municípios de editar normas complementares à lei, para sua fiel execução”1.

O inciso I, como se vê não se refere ao poder regulamentar, mas sim a uma das formas de participação do Presidente da República na elaboração de leis. É o poder de iniciativa conferido ao presidente da República em relação a certas matérias. Tem a ver, portanto, com o nascimento de norma jurídica originária, capaz de inovar no ordenamento jurídico.

Da mesma forma, o inciso III trata da deliberação executiva durante a fase constitutiva do processo legislativo, podendo o presidente sancionar ou apor o seu veto aos dispositivos de lei que entender conveniente.

A parte inicial do inciso II, ao se reportar à competência de promulgar e fazer publicar as leis, também trata da atuação do presidente na fase final do processo legislativo, denominada fase complementar. Ocorre que a parte final do referido inciso preceitua também que compete ao presidente da República expedir decretos e regulamentos para a fiel execução das leis, e isso corresponde exatamente ao poder regulamentar. Por meio dos decretos e regulamentos - que nunca poderão contrariar a norma que os ensejaram, pois devem se subordinar a ela - serão operacionalizadas as disposições que viabilizarão o fiel cumprimento da lei.

1 DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Op. cit., p. 78.

Nenhum comentário:

Postar um comentário