terça-feira, 22 de novembro de 2011

Simulado 3_2011 - Constitucional - Questão 1 - Comentários

1) (FCC – Analista Judiciário - Área Judiciária TRE/TO - 2011)

O número de Deputados à Assembleia Legislativa corresponderá ao triplo da representação do Estado na Câmara dos Deputados e, atingido o número de

(A) vinte e quatro, será acrescido de tantos quantos forem os Deputados Federais acima de doze.

(B) vinte e quatro, será acrescido de tantos quantos forem os Deputados Federais, sem qualquer restrição.

(C) trinta e seis, só será permitida a substituição através de suplentes regularmente inscritos.

(D) trinta e seis, será acrescido de tantos quantos forem os Deputados Federais acima de doze.

(E) quarenta e dois, só será permitida a substituição através de suplentes regularmente inscritos.

Gabarito: D


Comentários (Daniel Mesquita)

Seguindo sua tradição de cobrar a literalidade do texto constitucional, a FCC exigiu nessa questão o conhecimento do artigo 27 da Constituição Federal:

Art. 27. O número de Deputados à Assembleia Legislativa corresponderá ao triplo da representação do Estado na Câmara dos Deputados e, atingido o número de trinta e seis, será acrescido de tantos quantos forem os Deputados Federais acima de doze.

Desse modo, podemos observar duas regras para determinação do número de deputados estaduais em cada assembleia legislativa:

  • Regra 1 (o Estado-membro possui de 8 a 12 deputados federais): o número de deputados estaduais será o triplo do número de deputados estaduais;

  • Regra 2 (o Estado-membro possui 13 ou mais deputados federais): seguiremos a regra anterior até o 12º deputado, totalizando 36 deputados estaduais; a partir de então será necessário acrescer mais um deputado estadual para cada deputado federal.

A questão é simples, mas não pode ser desprezada, pois vale a mesma quantidade de pontos que uma extremamente difícil. É preciso ter muito cuidado com as questões tidas por menos complexas, pois elas também são fundamentais para sua aprovação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário