sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Simulado 9_Administrativo - Questão 9 - Comentários


Questão 9
(ESAF – CGU – Analista de Finanças e Controle - 2011)
A Coluna I abaixo traz exemplos de atos punitivos da Administração enquanto que na Coluna II encontram-se os fundamentos de sua prática. Correlacione as colunas para, ao final, assinalar a opção que contenha a sequência correta.
Coluna I
(1) Poder Disciplinar
(2) Poder de Polícia
Coluna II
( ) Penalidade de Demissão
( ) Multa de Trânsito
( ) Apreensão de Veículo
( ) Declaração de Inidoneidade para Licitar ou Contratar com a Administração Pública
a) 1 / 1 / 2 / 2
b) 2 / 1 / 2 / 2
c) 1 / 2 / 2 / 1
d) 1 / 2 / 2 / 2
e) 2 / 2 / 1 / 2
Gabarito: LETRA C

O principal fator que diferencia uma sanção aplicada com base no poder de polícia de uma aplicada com fundamento no poder disciplinar reside na distinção entre os vínculos jurídicos que conectam a Administração e o administrado.
Quando falamos em poder de polícia estamos diante de uma relação de supremacia geral, ou seja, não existe um vínculo específico entre a Administração Pública e o administrado nesses casos.
Por outro lado, quando falamos em poder disciplinar nos deparamos com uma situação em que existe um vínculo específico do administrado com o poder público, configurando uma supremacia especial. São exemplos o vínculo de um servidor público ou de uma concessionária de serviço público com o Estado.
Tendo essa distinção em mente podemos facilmente correlacionar as colunas propostas pela questão.
Desse modo, a penalidade de demissão e a declaração de inidoneidade para licitar ou contratar com a Administração Pública decorrem de uma relação com vínculo específico dos administrados sancionados com o Estado, decorrentes, portanto, do poder disciplinar.
Por outro lado, a aplicação de multa de trânsito e a apreensão de veículo não dependem de um vínculo específico do administrado com a Administração Pública, decorrem de uma relação de supremacia geral, caracterizando, assim, o exercício do poder de polícia.
Logo, a resposta correta é a alternativa “C”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário