sexta-feira, 1 de junho de 2012

Simulado 18/2012 - Direito Administrativo - Questão 2 - Comentários


2) Acerca das modalidades de extinção dos atos administrativos, assinale a alternativa correta.
A) A renúncia configura modalidade de extinção por meio da qual são extintos os efeitos do ato por motivo de interesse público.
B) A cassação configura modalidade de extinção em que a retirada do ato decorre de razões de oportunidade e conveniência.
C) A revogação configura modalidade de extinção que ocorre quando a retirada do ato se dá por ter sido praticado em contrariedade com a lei.
D) A caducidade configura modalidade de extinção em que ocorre a retirada do ato por ter sobrevindo norma jurídica que tornou inadmissível situação antes permitida pelo direito e outorgada pelo ato precedente.

Gabarito: D 
COMENTÁRIOS (Rafael de Jesus)
 
(A) INCORRETA. A renúncia é uma forma de extinção de atos administrativos efetuada por aquele a quem o ato beneficiaria, o qual renuncia à situação concedida pelo ato em seu favor. Não se há de falar em atendimento ao interesse público nesse caso, pois quem renuncia tem em vista interesses próprios.
(B) INCORRETA. Na verdade, o conceito versado refere-se à revogação, e não à cassação. Com efeito, a cassação é uma “forma extintiva que se aplica quando o beneficiário de determinado ato descumpre condições que permitem a manutenção do ato e de seus efeitos”[1]. Trata-se, portanto, de uma medida sancionatória. Como exemplo, tem-se a cassação da licença profissional.
(C) INCORRETA. A definição contida na alternativa é referente à anulação. Atos ilegais não podem ser revogados, devendo sim serem anulados.
(D) CORRETA. Com efeito, é essa a lição de Celso Antônio Bandeira de Mello, que conceitua a caducidade como a retirada do ato “porque sobreveio norma jurídica que tornou inadmissível situação dantes permitida pelo Direito e outorgada pelo ato precedente”[2]. Há, no caso, uma norma jurídica superveniente contrária àquela que albergava a prática do ato, o que extirpa os efeitos jurídicos do ato administrativo anterior. Como exemplo, o mencionado autor cita a retirada de permissão para explorar parque de diversões em local que, em face da nova lei de zoneamento, tornou-se incompatível com aquele tipo de uso.


[1] CARVALHO FILHO, José dos Santos. Manual de Direito Administrativo. 23ª ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2010, p. 168.

[2] MELLO, Celso Antônio Bandeira de. Curso de Direito Administrativo. 22ª ed. São Paulo: Malheiros, 2007, p. 427.

Nenhum comentário:

Postar um comentário