domingo, 27 de maio de 2012

Simulado 13_2012 - Civil - Questão 3 - Comentários


3) (OAB – CESPE – 2010.1)
A respeito da vigência, aplicação, eficácia e interpretação da lei, assinale a opção correta.
A)     A derrogação torna sem efeito uma parte de determinada norma, não perdendo esta a sua vigência.
B)     A interpretação da norma presta-se a preencher as lacunas existentes no sistema normativo.
C)     O regime de bens obedece à lei do país em que for celebrado o casamento.
D)     Em regra, caso a lei revogadora venha a perder a vigência, restaura-se a lei revogadora.

Gabarito: A

Comentários (Rafael Câmara)

Alternativa A: correta. Derrogação nada mais é do que a revogação parcial de uma norma. Imaginemos que a norma “A” tem 180 artigos e que uma norma posterior “B” revogue apenas os artigo 5º e 23 da norma “A”. Nesse caso, podemos dizer que a norma “A” foi derrogada pela norma “B”, isto é, foi parcialmente revogada.
Importante não confundir derrogação com ab-rogação. Na ab-rogação, há a revogação total da norma. Assim, se a norma “B” houvesse revogado todos os 180 artigos da norma “A”, teríamos a ab-rogação da norma “A”.
Em síntese:
· Derrogação: revogação parcial;
· Ab-rogação: revogação total.

Alternativa B: errada. As lacunas do ordenamento jurídico são preenchidas pela integração do Direito e não pela interpretação. A interpretação se diferencia da integração justamente pela presença de uma lacuna no ordenamento. Assim, a interpretação jurídica será exercida quando existe uma norma a reger o caso submetido à análise do intérprete. Caso seja necessário preencher uma lacuna, o aplicador do Direito deverá se socorrer às técnicas de integração (analogia, costume, princípios gerais e equidade).

Alternativa C: errada. A Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro dispõe de maneira diversa da apresentada pela questão, conforme se verifica da redação de seu art. 7º, § 4º:

Art. 7o A lei do país em que domiciliada a pessoa determina as regras sobre o começo e o fim da personalidade, o nome, a capacidade e os direitos de família.
(...)
§ 4o O regime de bens, legal ou convencional, obedece à lei do país em que tiverem os nubentes domicílio, e, se este for diverso, a do primeiro domicílio conjugal.

Alternativa D: errada. A regra geral é que a revogação de uma norma que revogava outra norma não tem o efeito de retomar a vigência da norma que foi revogada. A repristinação ocorre quando uma lei é revogada por outra e posteriormente a própria norma revogadora é revogada por uma terceira lei, que irá fazer com que a primeira tenha sua vigência restabelecida caso assim determine em seu texto legal. Vamos explicar melhor.
Imaginem que uma lei “A” entre em vigor e revogue uma lei anterior “B”. Nesse exemplo, caso, posteriormente, essa nova lei “A” venha ser revogada por uma lei “C”, a lei “B” entraria novamente em vigor? Como regra geral: não.
Se ocorresse essa restauração da norma “B”, verificar-se-ia o fenômeno da repristinação.
Assim, a repristinação ocorre quando uma lei é revogada por outra; e posteriormente a própria norma revogadora é revogada por uma terceira lei, que irá fazer com que a primeira tenha sua vigência restabelecida caso assim determine em seu texto legal.
Outro exemplo ajudará a compreender melhor a repristinação.
Imaginem que, em razão de significativo aumento do número de mortes devido a acidentes automobilísticos, o Congresso Nacional aprove um novo Código de Trânsito em 2012, com regras mais duras, revogando o Código de Trânsito de 1997. Todavia, com o decorrer dos anos, verificou-se que não houve redução do número de acidentes fatais e que o anterior Código era muito mais eficiente do que esse novo Código criado em 2012. Nesse contexto, os parlamentares decidem que o anterior Código (o de 1997) deveria voltar a viger, ou seja, os parlamentares pretendem que haja a repristinação da lei anterior que já havia sido revogada.
Assim, indaga-se: caso os parlamentares aprovassem uma nova lei apenas para revogar o Código de 2012, o anterior Código de Trânsito de 1997 voltaria automaticamente a viger? Isto é, haveria repristinação do Código que fora revogado?
Como regra não. Para que a repristinação fosse possível seria necessário que houvesse determinação expressa nesse sentido na nova lei. Isso porque não se admite a repristinação tácita no Brasil. Admite-se, apenas, a repristinação expressa.
Essa conclusão se extrai do conteúdo do artigo 2º, § 3º da Lei de Introdução do Código Civil, in verbis:
§ 3o Salvo disposição em contrário, a lei revogada não se restaura por ter a lei revogadora perdido a vigência. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário