quinta-feira, 31 de maio de 2012

Simulado 19_2012 - Penal e Processo Penal - Comentário questão 02

Questão 02

(CESPE - 2007 - AGU - Procurador Federal) Julgue o item abaixo de acordo com as leis penais especiais.

(   ) A interceptação das comunicações telefônicas somente pode ser autorizada se outros meios de prova mostrarem-se insuficientes para a elucidação do fato criminoso e se existirem indícios razoáveis de autoria ou participação em crime punido com reclusão. Entende o STF, todavia, que, uma vez realizada a interceptação telefônica de forma fundamentada, legal e legítima, as informações e provas coletadas dessa diligência podem subsidiar denúncia com base em crimes puníveis com pena de detenção, desde que conexos aos primeiros tipos penais que justificaram a interceptação.

Gabarito: item correto.

Para solucionar a questão, mais uma vez, era necessário o conhecimento jurisprudencial acerca da matéria. A essência da questão resume-se em saber se a prova decorrente de interceptação telefônica podem subsidiar denúncia com base em crimes puníveis com detenção. O dilema surge devido ao fato de o art. 2º, III, da Lei 9.296, de 1996, apenas possibilitar a interceptação para investigação acerca de crimes puníveis com reclusão.  Ao analisar o caso, o Supremo Tribunal Federal, no julgamento do HC 83.515-RS, decidiu pela possibilidade da referida prova. Eis o teor da decisão:

“Uma vez realizada a interceptação telefônica de forma fundamentada, legal e legítima, as informações e provas coletadas dessa diligência podem subsidiar denúncia com base em crimes puníveis com a pena de detenção, desde que conexos aos primeiros tipos penais, que justificariam a interceptação. Do contrário, a interpretação do art. 2, III, da lei 9.296/96 levaria ao absurdo de concluir pela impossibilidade de interceptação para investigar crimes apenados com reclusão quando forem estes conexos com crimes punidos com detenção”.

Portanto, correto o item.

Nenhum comentário:

Postar um comentário