terça-feira, 11 de setembro de 2012

Simulado 6_Constitucional - 1º Ciclo - Questão 3


Questão 03)

(Cesgranrio - Técnico do BACEN Área 1 -  2010) A Constituição de 1988 estabelece alguns princípios fundamentais que apontam um perfil estruturante do Estado brasileiro e que devem, portanto, ser observados pelos órgãos de governo. Nesse sentido, caso o Governo Federal decidisse adotar medidas a partir das quais o Estado passasse a planejar e dirigir, de forma determinante, a ordem econômica do país, inclusive em relação ao setor privado, essas medidas violariam o valor constitucional da 

A) soberania. 
B) República. 
C) Federação. 
D) livre iniciativa. 
E) supremacia do interesse público. 
Resposta: assertiva “D”
A presente questão costuma aparecer muito mais nas provas de Direito Econômico e Financeiro do que nas de Constitucional.
O enunciado da questão remete ao Art. 174 da CRFB/88, que assim dispõe ” Art. 174. Como agente normativo e regulador da atividade econômica, o Estado exercerá, na forma da lei, as funções de fiscalização, incentivo e planejamento, sendo este determinante para o setor público e indicativo para o setor privado.
Pelo dispositivo, conclui-se que o planejamento e direção da atividade econômica do país é determinante apenas para o setor público, sendo meramente indicativo para o setor privado, sob pena de afronta ao princípio da livre iniciativa, constante no Art. 170, caput, CRFB/88.

Nenhum comentário:

Postar um comentário