segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Simulado 6_Constitucional - 1º Ciclo - Questões

Boa noite, pessoal!

Trago algumas questões acerca dos princípios fundamentais da CRFB/88 para vocês se divertirem nesta noite.

Amanhã posto as respostas e comentários.

Um abraço!

Diogo

Questão 01)
(FGV - Analista de Sistemas - MEC - 2009) Relativamente aos princípios fundamentais, assinale a alternativa incorreta: 
A) A República Federativa do Brasil é formada pela união dissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal.
B)  A República Federativa do Brasil constitui-se em Estado Democrático de Direito 
C) Constitui objetivo fundamental da República Federativa do Brasil construir uma sociedade livre, justa e solidária. 
D) São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário. 
E) Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos da Constituição. 

Questão 02)

(FCC - TJ/MS - Juiz - 2009) Relativamente aos princípios fundamentais da Constituição brasileira de 1988, é INCORRETO afirmar que 

A) a República Federativa do Brasil buscará a integração econômica, política, social e cultural dos povos da América Latina, visando à formação de uma comunidade latino-americana de nações. 

B) a República Federativa do Brasil tem como fundamentos a soberania, a cidadania, a dignidade da pessoa humana, os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa e o pluralismo político. 

C) todo o poder emana do povo, que o exerce diretamente ou por meio dos seus representantes nos Poderes Executivo (Presidente da República, Governadores de Estado e Prefeitos municipais), Legislativo (parlamentares) e Judiciário (juízes). 

D) constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil construir uma sociedade livre, justa e solidária, garantir o desenvolvimento nacional, erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais e promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação. 

E) a República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios: independência nacional, prevalência dos direitos humanos, autodeterminação dos povos, não intervenção, igualdade entre os Estados, defesa da paz, solução pacífica dos conflitos, repúdio ao terrorismo e ao racismo, cooperação entre os povos para o progresso da humanidade, concessão de asilo político.

Questão 03)

(Cesgranrio - Técnico do BACEN Área 1 -  2010) A Constituição de 1988 estabelece alguns princípios fundamentais que apontam um perfil estruturante do Estado brasileiro e que devem, portanto, ser observados pelos órgãos de governo. Nesse sentido, caso o Governo Federal decidisse adotar medidas a partir das quais o Estado passasse a planejar e dirigir, de forma determinante, a ordem econômica do país, inclusive em relação ao setor privado, essas medidas violariam o valor constitucional da 

A) soberania. 
B) República. 
C) Federação. 
D) livre iniciativa. 
E) supremacia do interesse público. 

Questão 04)

(CESPE - Analista de Infraestrutura - MPOG - 2012) Com relação aos princípios do direito constitucional, julgue os itens a seguir.
São fundamentos da República Federativa do Brasil a soberania, a cidadania, a dignidade da pessoa humana e a autodeterminação dos povos.
C. Certo
E. Errado

Questão 05)
(CESPE - Analista de Infraestrutura - MPOG - 2012) Com relação aos princípios do direito constitucional, julgue os itens a seguir.
Por ser um país regido, em suas relações internacionais, pelo princípio da concessão de asilo político, o Brasil é impedido de extraditar estrangeiros.
C. Certo
E. Errado

Questão 06)
(CESPE - Analista de Infraestrutura - MPOG - 2012) Com relação aos princípios do direito constitucional, julgue os itens a seguir.

O princípio da separação dos Poderes adotado no Brasil pode ser caracterizado como rígido, uma vez que todos os Poderes da República exercem apenas funções típicas.
C. Certo
E. Errado

Questão 07)
(FUNCAB - Ténico - Área Oficial de Diligências - MPE - 2012)  Segundo a Constituição Federal, constitui objetivo fundamental da República Federativa do Brasil:
A) a cidadania.
B) a dignidade da pessoa humana.
C) os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa.
D) garantir o desenvolvimento nacional.
E) a soberania.

Nenhum comentário:

Postar um comentário