terça-feira, 16 de outubro de 2012

Simulado 6_Processo Civil - 1º Ciclo - Questão 10 - Comentários



Questão 10
MPT – Procurador do Trabalho – 2012 (Adaptada)
Julgue a seguinte assertiva.
São pressupostos processuais negativos da relação jurídica processual: a perempção, litispendência, coisa julgada e convenção de arbitragem. Os citados pressupostos ocasionam a extinção do processo sem resolução do mérito, possuem natureza de ordem pública e podem ser conhecidos de ofício pelo magistrado e arguidos não só pelas partes, mas por qualquer um no processo, inclusive pelo membro do Ministério Público.
Certo
Errado
Gabarito: Errado

Comentários (Rafael Câmara)

E aí? Onde está o erro? Caíram na pegadinha?
Como vimos, os pressupostos processuais extrínsecos ou negativos precisam estar ausentes na relação processual para torná-la válida. Devemos fazer a seguinte indagação: a presença desse pressuposto invalida o processo? Se a resposta for positva, o pressuposto será extrínseco. A presença da perempção ou da litispendência, da coisa julgada ou da convenção de arbitragem invalida o processo? Sim. São, portanto, pressupostos processuais extrínsecos (negativos).
Como também dissemos, os pressupostos processuais devem ser conhecidos de ofício pelo magistrado. E qual é o erro da questão, então? É que há uma exceção. Há um pressuposto processual extrínseco que não pode ser conhecido de ofício pelo magistrado. Tal pressuposto é a convenção de arbitragem, que, obrigatoriamente, deve ser suscitada pelo demandado. Vejamos o que dispõe o parágrafo 4º do artigo 301 do CPC:
Art. 301 (...)
§ 4o  Com exceção do compromisso arbitral, o juiz conhecerá de ofício da matéria enumerada neste artigo.
O artigo 301 elenca algumas matérias que o réu deve apresentar em sua contestação, antes de atacar o mérito da demanda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário