sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Questão 7 - Simulado 11 - Direito Administrativo - Comentários


(PGM-TERESINA – FCC)
7. Processo administrativo.
(A) (B) (C) (D) (E)
I. São legitimados como interessados aqueles que, sem terem iniciado o processo, têm direitos ou interesses que possam ser afetados pela decisão a ser adotada.
II. Inexistindo competência legal específica, o processo administrativo deverá ser iniciado perante a autoridade de maior grau hierárquico para decidir.
III. O recurso administrativo tramitará no máximo por duas instâncias administrativas, salvo disposição legal diversa.
IV. Um dos critérios a serem observados no processo administrativo é a proibição de cobrança de despesas processuais, ressalvadas as previstas em lei.
SOMENTE estão corretas as assertivas
(A) I e II.
(B) I e III.
(C) I e IV.
(D) II e III.
(E) II e IV.
C
Para responder a esta questão, imprescindível o conhecimento da Lei nº 9.784/99 que trata do Processo Administrativo Federal e que traz importantes preceitos e normas para o Direito Administrativo como um todo.
A sua leitura e fixação é obrigatória para todo candidato a qualquer cargo público.
Vamos, então, aos itens.
O item I está correto e reflete o exposto no art. 9º:
 Art. 9o São legitimados como interessados no processo administrativo:
I - pessoas físicas ou jurídicas que o iniciem como titulares de direitos ou interesses individuais ou no exercício do direito de representação;
II - aqueles que, sem terem iniciado o processo, têm direitos ou interesses que possam ser afetados pela decisão a ser     adotada;
III - as organizações e associações representativas, no tocante a direitos e interesses coletivos;
IV - as pessoas ou as associações legalmente constituídas quanto a direitos ou interesses difusos.”
O item II está claramente incorreto, haja vista ir de encontro à própria lógica da delegação de tarefas. Observe-se o art. 17:
“Art. 17. Inexistindo competência legal específica, o processo administrativo deverá ser iniciado perante a autoridade de menor grau hierárquico para decidir.”
O item III, também errado, possui detalhe a que o concurseiro deve se atentar. A tramitação se dará, regra geral, por no máximo três instâncias. Vejamos art. 57:
Art. 57. O recurso administrativo tramitará no máximo por três instâncias administrativas, salvo disposição legal diversa.”
Por fim, o item IV está correto e de acordo com o art. 2º, XI:
“Art. 2o A Administração Pública obedecerá, dentre outros, aos princípios da legalidade, finalidade, motivação, razoabilidade, proporcionalidade, moralidade, ampla defesa, contraditório, segurança jurídica, interesse público e eficiência.
Parágrafo único. Nos processos administrativos serão observados, entre outros, os critérios de: (...) XI - proibição de cobrança de despesas processuais, ressalvadas as previstas em lei;”
Alternativa correta: letra C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário