terça-feira, 16 de outubro de 2012

Simulado 6_Processo Civil - 1º Ciclo - Questão 2 - Comentários



Questão 2
CESPE – DPE-ES – Defensor Público - 2009
Os pressupostos processuais, diferentemente do que ocorre com as condições da ação, não podem ser aferidos de ofício pelo magistrado, haja vista que o sistema processual brasileiro assenta-se no princípio dispositivo que confere apenas às partes litigantes o poder de provocar o juiz para o exame de tais pressupostos.
Certo
Errado
Gabarito: Errado

Comentários (Rafael Câmara)

Os pressupostos processuais estão ligados essencialmente à regularidade formal do processo e, portanto, não só podem como devem ser conhecidos de ofício pelo magistrado, nos termos do que dispõem tanto o artigo 301, § 4º, como o artigo 267, § 3ºdo CPC:
Artigo 301, § 4o, : “Com exceção do compromisso arbitral, o juiz conhecerá de ofício da matéria enumerada neste artigo”.
Artigo 267: Extingue-se o processo, sem resolução de mérito:
                        (...)
IV - quando se verificar a ausência de pressupostos de constituição e de desenvolvimento válido e regular do processo;
§ 3o  O juiz conhecerá de ofício, em qualquer tempo e grau de jurisdição, enquanto não proferida a sentença de mérito, da matéria constante dos ns. IV, V e Vl; todavia, o réu que a não alegar, na primeira oportunidade em que Ihe caiba falar nos autos, responderá pelas custas de retardamento.
            Assim, tanto os pressupostos processuais quanto as condições da ação podem ser conhecidas de ofício pelo juiz. Discorreremos um pouco mais sobre as condições da ação em nosso próximo simulado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário