quinta-feira, 21 de junho de 2012

Simulado 15_2012 - Civil - Questão 5 - Comentários


5) (ADVOGADO – DETRAN/ES – CESPE – 2010)
Conforme jurisprudência do STJ, o termo final da pensão devida ao filho menor em decorrência da morte do pai corresponde aos vinte e cinco anos de idade do beneficiário, quando se presume que tenha concluído sua formação, incluindo-se a universidade.

Gabarito: Correto

Comentários (Rafael Câmara)

            Segundo jurisprudência consolidada do STJ, o causador da morte dos país terá que prover pensão ao filho menor até os vinte e cinco anos. Confira-se, a propósito, o seguinte julgado:

PROCESSUAL CIVIL E ADMINISTRATIVO – RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO – DANOS MORAIS E MATERIAIS – PETIÇÃO INICIAL –  PEDIDO – INTERPRETAÇÃO SISTEMÁTICA –   PENSIONAMENTO – TERMO FINAL – IDADE DO FILHO – INDENIZAÇÃO – REVISÃO DO QUANTUM FIXADO –IMPOSSIBILIDADE – MATÉRIA DE PROVA (SÚMULA 7/STJ) 1. O STJ tem posição firmada de que deve ser conferida uma interpretação sistemática ao pedido deduzido na exordial. Precedentes.
2. É firme o entendimento de que o termo final da pensão devida ao filho menor em decorrência da morte do pai seja a idade em que o beneficiário complete vinte e cinco anos de idade, quando se presume ter concluído sua formação, incluindo-se a universidade.
3. Inviável o recurso especial se o exame da questão suscitada exige revolvimento de aspectos fáticos-probatórios. Aplicação da Súmula 7/STJ.
4. Recurso especial conhecido em parte e, nessa parte, não provido.
(REsp 1159409/AC, Rel. Ministra ELIANA CALMON, SEGUNDA TURMA, julgado em 11/05/2010, DJe 21/05/2010).

Nenhum comentário:

Postar um comentário