segunda-feira, 7 de maio de 2012

Simulado 15_2012 - Constitucional (Polícia Federal: 06/05/12) - questão 3 - comentários

Questão 3
(CESPE/Polícia Federal/Agente/2012) Como são irrenunciáveis, todas as atribuições privativas do presidente da República previstas no texto constitucional não podem ser delegadas a outrem.

Gabarito: ERRADO

Comentários (Arthur Tavares)

O disposto na questão contraria previsão expressa do artigo 84, parágrafo único, o qual prevê que “o Presidente da República poderá delegar as atribuições mencionadas nos incisos VI, XII e XXV, primeira parte, aos Ministros de Estado, ao Procurador-Geral da República ou ao Advogado-Geral da União, que observarão os limites traçados nas respectivas delegações”.

Vê-se, pois, que há atribuições privativas que podem ser delegadas, revelando a erronia da assertiva.

Sobre o tema, conveniente mencionar que o desprovimento de cargos públicos - por meio de demissão, por exemplo - também é delegável. Apesar de não haver previsão expressa, entende-se que na delegabilidade do provimento de cargos públicos estaria implícita a possibilidade de delegação também do desprovimento.

Ainda, em respeito ao princípio da conformação funcional, deve-se entender que se trata  de cargos públicos do Poder Executivo, excluída a possibilidade que o Presidente da República proveja (ou delegue o provimento) de cargos do Legislativo ou do Judiciário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário