Aí vão as questões do 9º Simulado de Direito Administrativo.
Amanhã publico as respostas comentadas.
Boa diversão.
Abraços,
Gentil
1 – Procurador Municipal – Boa Vista-RR (CESPE
- 2010)
Julgue os itens que se seguem, relativos aos
contratos administrativos.
1) Aplica-se a teoria da imprevisão quando,
nos contratos administrativos, a administração pode rever as cláusulas financeiras,
para permitir sua continuidade, caso seja conveniente para o interesse público.
2) O consórcio administrativo se constitui
como uma pessoa jurídica formada por dois ou mais partícipes da esfera pública da
mesma natureza e do mesmo nível de governo, para a consecução de objetivos
comuns.
3) Apesar de a decisão executória da
administração pública dispensar a intervenção prévia do Poder Judiciário, não
há impedimento para que ocorra o controle judicial após a realização do ato.
4) O fato de a administração poder optar entre
a celebração de contrato ou a revogação de licitação decorrente de razões de interesse público é um exemplo típico de
atuação vinculada.
5) A oportunidade e a conveniência são
fundamentos para que a administração revogue um ato administrativo válido; os
efeitos já produzidos por esse mesmo ato, todavia, serão preservados.
2 – Procurador Municipal – Boa Vista-RR (CESPE
- 2010)
Com relação aos bens municipais, julgue os
itens seguintes.1) A autorização de uso é ato unilateral, discricionário e precário, pelo qual o município consente a prática de determinada atividade individual incidente sobre bem público. Não há forma nem requisitos especiais para sua efetivação, pois ela visa apenas atividades transitórias e irrelevantes para o poder público, bastando que se consubstancie em ato escrito, revogável sumariamente a qualquer tempo e sem ônus à administração.
2) A permissão de uso será feita por
licitações a título precário e por decreto.
3) Todos os bens municipais, qualquer que seja
a sua destinação, são passíveis de uso especial por particulares, desde que a utilização
consentida pela administração não acarrete a inutilização ou a destruição
desses bens.
3 – Técnico – Processo Legislativo – (FGV –
2008)
Em matéria de agentes públicos, não é correto
afirmar que:
(A) a exoneração de servidor estatutário sem
estabilidade não prescinde de processo administrativo em que lhe seja assegurada
a oportunidade de rebater as razões administrativas.
(B) Estados e Municípios não podem adotar o
regime especial de servidores temporários, nem o regime trabalhista, ressalvada,
neste último caso, a hipótese de lei específica autorizadora.
(C) convenções coletivas, ainda que delas
participe representante da respectiva pessoa federativa, não podem fixar
vencimentos dos servidores públicos.
(D) cabe a incidência de correção monetária no
pagamento com atraso dos vencimentos dos servidores públicos, não se
configurando qualquer fato ofensivo à Constituição.
(E) se o servidor foi aprovado em concurso e
nomeado, tem direito adquirido à posse, independentemente de documento formal a
ser custodiado pelo órgão administrativo.
4 – Analista Judiciário – TRE/PA (FGV – 2010)
Entre os vícios que tornam nulo o ato
administrativo está
(A) a incompetência, caracterizada quando o
ato não se incluir nas atribuições legais do agente que o praticou.
(B) o desvio de finalidade, que é a omissão de
formalidade indispensável à existência do ato.
(C) a ilegalidade do objeto, em que a matéria
de direito em que se fundamenta o ato é inexistente.
(D) o vício de forma, que ocorre quando o
resultado do ato importa em violação de lei.
(E) a inexistência dos motivos, quando o
agente pratica o ato visando a objetivo diverso do previsto nas regras de
competência.
5 – Analista de Controle Externo –
Especialidade Jurídica – TCE/AP (FCC)
Instaurado procedimento licitatório na
modalidade pregão para aquisição de material de escritório, na forma regrada
pela Lei no 10.520/2002, foram recebidas as seguintes propostas: R$ 100.000,00
(licitante A); R$ 120.000,00 (licitante B); R$ 140.000,00 (licitante C), R$
150.000,00 (licitante D) e R$ 155.000,00 (licitante E), todos esses valores
situados abaixo do valor estimado pela Administração para a aquisição
pretendida, de acordo com orçamento. Diante desse cenário, o pregoeiro deverá
(A) encerrar a etapa de recebimento das
propostas, passando à abertura da documentação de habilitação do licitante A.
(B) iniciar o procedimento de negociação com o
licitante A, de forma a obter o desconto mínimo de 10% sobre o valor ofertado.
(C) reabrir a fase de apresentação de
propostas, eis que não foram apresentadas ao menos 3 propostas situadas até 10%
acima da melhor proposta, inviabilizando a etapa de lances.
(D) franquear aos licitantes A, B, C e D,
apenas, a apresentação de lances verbais e sucessivos.
(E) franquear a todos os licitantes, exceto o
licitante A (autor da melhor proposta), a apresentação de lances verbais e sucessivos,
com vistas a obter a redução de suas propostas, e, após, a abertura de nova
etapa de lances entre aquele que oferecer a maior redução e o licitante A.
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