sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Questão 3 - Simulado 10 - Direito Administrativo - Comentários - Atos Administrativos


(PGE-MT – FCC)
3. A Administração constatou irregularidades em atos de concessão de benefícios salariais a determinados servidores.
Nessa situação, de acordo com a Lei no 9.784, de 29 de janeiro de 1999, que regula o processo administrativo, a Administração
(A) poderá anular o ato, apenas se constatar que o servidor concorreu para a prática da ilegalidade, assegurado o contraditório e a ampla defesa.
(B) não poderá anular o ato, se de tal anulação decorrer a redução dos vencimentos dos servidores.
(C) deverá anular o ato, exceto se transcorrido o prazo decadencial de 5 anos.
(D) poderá convalidar o ato, apenas em relação aos seus aspectos pecuniários, apurando-se a responsabilidade administrativa pelas concessões irregulares.
(E) poderá revogar o ato, caso constatada a ilegalidade da concessão, a critério da autoridade competente.
C
Com o intuito de bem esclarecer as ocasiões em que a Administração poderá dispor dos institutos da anulação, revogação e convalidação, imprescindível a citação de alguns dispositivos da Lei nº 9.784/99:
“Art. 53. A Administração deve anular seus próprios atos, quando eivados de vício de legalidade, e pode revogá-los por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos.
Art. 54. O direito da Administração de anular os atos administrativos de que decorram efeitos favoráveis para os destinatários decai em cinco anos, contados da data em que foram praticados, salvo comprovada má-fé.
§ 1o No caso de efeitos patrimoniais contínuos, o prazo de decadência contar-se-á da percepção do primeiro pagamento.
§ 2o Considera-se exercício do direito de anular qualquer medida de autoridade administrativa que importe impugnação à     validade do ato.
Art. 55. Em decisão na qual se evidencie não acarretarem lesão ao interesse público nem prejuízo a terceiros, os atos que apresentarem defeitos sanáveis poderão ser convalidados pela própria Administração.”
De acordo com estas normas, quando houver o vício de legalidade, não existe discricionariedade para a Administração, ela DEVE anular o ato. Portanto, errada a letra A.
Seguindo adiante, a letra B também está equivocada, pois não é o fato de trazer efeitos favoráveis ao beneficiado que a Administração estará impedida de anular o ato. Em verdade, poderá fazê-lo, desde que dentro de cinco anos, a contar do primeiro pagamento.
A letra C configura a exata resposta da questão, levando em consideração a necessidade de anular atos ilegais, desde que dentro do lapso decadencial.
A letra D, por sua vez, está errada. A hipótese não se amolda aos casos passíveis de convalidação. Esta se restringe às situações em que os defeitos sejam sanáveis e que não acarretem prejuízo nem ao Poder Público nem a terceiros.
Por fim, a letra E está equivocada, pois a hipótese não é de revogação, mas de anulação. Aliás, não se trata de opção da autoridade competente, mas imposição do interesse público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário