segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Simulado 4_Processo Civil - 1º Ciclo - Questão 6 - Comentários


Questão 6
(TRT – 2ª REGIÃO (SP) – Juiz – 2010)
O direito de ação:
a) Depende da existência efetiva do direito material invocado.
b) É exercido contra o Estado, bastando que o seu titular se refira a um interesse primário, juridicamente protegido.
c) Configura o dever de dirigir-se ao órgão jurisdicional para a solução das lides.
d) Rege-se pela teoria imanentista, segundo a qual não há ação sem direito e não há direito sem ação.
e) É autônomo, mas pressupõe um direito subjetivo violado para os casos em que se pretenda a declaração da inexistência de uma relação jurídica.

Gabarito: LETRA B

Comentários (Rafael Câmara)

a) errada. As teorias que prevalecem na atualidade, como a eclética e a abstrata, defendem que a ação corresponde a um direito abstrato, independente do direito material invocado. A relação de dependência entre a ação e o direito material era defendida pela teoria imanentista e pela teoria concreta da ação, há muito superadas.

b) correta. Pela teoria eclética da ação, corrente de pensamento adotada pelo nosso CPC, o exercício do direito de ação só é admissível quando invocado possível direito material que, ao menos em tese, se mostre oponível ao demandado. Como será visto, uma das condições da ação é justamente a possibilidade jurídica do pedido e, portanto, o demandante deverá invocar um interesse primário ao qual busca proteção.
OBS: a distinção entre interesse primário e interesse secundário será desenvolvida no estudo das condições da ação.

c) errada. A ação é um direito e não um dever.

d) errada. A teoria imanentista há muito está foi superada. Para essa teoria não haveria ação sem direito e não há direito sem ação.

e) errado. O direito de ação é autônomo e não pressupõe um direito subjetivo violado, pois, ainda que não exista nenhuma violação, poderá haver o exercício do direito de ação.
Apresentaremos maiores detalhes sobre as características das ações declaratórias nos comentários às questões de nosso 5º simulado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário