sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Simulado 1 _Direito Administrativo - 1º ciclo - Comentários - Questão 5


Questão 5
(Cespe/UnB – Caixa – Arquiteto – 2010 – adaptada) No Brasil, o sistema de controle dos atos administrativos vigente é o do contencioso administrativo ou sistema francês da dualidade de jurisdição, que se caracteriza por possuir um órgão administrativo com competência exclusiva para proferir a última decisão sobre legalidade e legitimidade.

Gabarito: ERRADO
Como visto nos comentários da questão nº 4, o Brasil adotou o sistema inglês ou da jurisdição única, no qual o Poder Judiciário será o competente para proferir a decisão final com caráter de definitividade (coisa julgada).
É importante destacar que isso não quer dizer que a Administração Pública não pode controlar a legalidade e legitimidade de seus próprios atos; muito pelo contrário. Contudo, ainda que exista decisão administrativa sobre o caso, será possível submeter a questão ao Judiciário, que dará a palavra final. É esse o sentido do consagrado enunciado nº 473 da Súmula do Supremo Tribunal Federal:
“A administração pode anular seus próprios atos, quando eivados de vícios que os tornam ilegais, porque deles não se originam direitos; ou revogá-los, por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada, em todos os casos, a apreciação judicial”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário