sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Simulado 1_Processo Civil - 1º ciclo – Questões




Olá, pessoal

Iniciando nosso 1º Ciclo na matéria de Direito Processual Civil,traremos questões sobre os Princípios atinentes a essa disciplina e sobreJurisdição.

Em breve, publicaremos o gabarito comentado! Teste seusconhecimentos e volte ao nosso blog para ver como se saiu!

Abraço,


Danillo Vita




(Juiz do Trabalho - TRT/RN - 2012) De acordo com esse princípio, “exige-sea adequada correlação entre o pedido e o provimento judicial, sob pena denulidade por julgamento citra, extra ou ultra petita” (Superior Tribunal deJustiça. Recurso Especial n. 874.430/MA, Rel. Min. Raul Araújo, 4ª. Turma,julgado em 25/10/2011, DJe 07/12/2011). O PRECEDENTE SE REFERE AO PRINCÍPIO DA:

a) demanda;
b) congruência;
c) correspondência da lide;
d) harmonia da pretensão;
e) causa petendi.

Questão 2:
(Juiz doTrabalho – TRT/RJ – CESPE) A DESISTÊNCIA DO PROSSEGUIMENTO DO PROCESSO IMPLICA,PARA O AUTOR, A IMPOSIÇÃO DO PAGAMENTO DAS CUSTAS PROCESSUAIS REMANESCENTES.ESSA DIRETRIZ É DETERMINADA PELO PRINCÍPIO
a) da causalidade.
b) da demanda.
c) da sucumbência.
d) da adaptabilidade
e) inquisitivo.

Questão 3:
(Titular deServiços de Notas e de Registros – TJ/CE – 2011 – adaptada) SOBRE JURISDIÇÃO EAÇÃO, JULGUE O ITEM SEGUINTE.

(i) Pelo princípio da aderência os juízes etribunais exercem a atividade jurisdicional apenas no território nacional. Essaatividade é repartida de acordo com as regras de competência. Todavia, aeficácia erga omnes ou ultra partes da coisa julgada, de sentença proferida emação coletiva, pode eventualmente estender os limites subjetivos da coisajulgada para além dos limites territoriais da competência do juiz.


Questão 4:
(Titular deServiços de Notas e de Registros – TJ/CE – 2011 – adaptada) SOBRE JURISDIÇÃO EAÇÃO, JULGUE O ITEM SEGUINTE:

(i) Na jurisdição voluntária há processo elide, embora não haja partes, mas interessados. Não incide o princípio dispositivo,mas o inquisitório. Não prevalece o princípio da legalidade estrita, pois ojuiz pode decidir por equidade.

Questão 5:
(TST -Analista Judiciário - Área Judiciária - CESPE – 2008) A JURISDIÇÃO É AATIVIDADE DESENVOLVIDA PELO ESTADO POR MEIO DA QUAL SÃO RESOLVIDOS CONFLITOS DEINTERESSES VISANDO-SE À PACIFICAÇÃO SOCIAL.

Acerca desse tema, julgue os itens seguintes.

(i) A jurisdição pode ser dividida emordinária e extraordinária.

(ii) A jurisdição pode ser classificada emcomum ou especial.





Nenhum comentário:

Postar um comentário