terça-feira, 21 de agosto de 2012

Simulado 3_Direito Constitucional - 1º Ciclo - comentários - questão 5

(CESPE/BACEN/Procurador/2009) Pelo princípio da concordância prática ou harmonização, os órgãos encarregados de promover a interpretação da norma constitucional não podem chegar a resultado que altere o esquema organizatório-funcional constitucionalmente estabelecido pelo legislador constituinte originário.

Gabarito: ERRADO
Uadi Lammêgo Bulos explica que
O princípio da concordância prática tem como meta coordenar, harmonizar e combinar bens constitucionais conflitantes, evitando o sacrifício total de uns em relação aos outros.
(…)
E, nos ordenamentos que possuem constituições grandes, conflitivas e repetitivas, como o nossso, referido princípio é muito importante, porque serve para evitar colisões entre direitos e garantais fundamentais (ob cit., p. 447).

É o princípio da correção funcional (ou conformidade funcional) associa-se à separação de Poderes (art. 2º, CF), de modo que a interpretação da Constitucional não deve subverter o esquema organizatório de divisão de atribuições previstas constitucionalmente. Incorreta, portanto, a assertiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário