terça-feira, 31 de julho de 2012

Simulado 25_2012 - Constitucional - Questão 3 - Comentários

Questão 3)
 
(FCC/TJPE/AJAA/2012) O litígio entre a França e o Estado de Sergipe deverá ser processado e julgado, originariamente, pelo
 A)    Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe.
 B)    Supremo Tribunal Federal.
 C)    Superior Tribunal de Justiça.
 D)    Tribunal Regional Federal.
 E)     Congresso Nacional.
 
Resposta: "B"
 
Comentários por Diogo Coelho:
 
A presente questão é abrangida pelo tema “Poder Judiciário” e as respectivas competências dos órgãos jurisdicionais previstas na Constituição Federal.
Dispõe o Art. 102, inciso I, alínea e da CRFB/88, que o litígio entre Estado estrangeiro ou organismo internacional e a União (Federal), o Estado, DF ou Território deve ser solucionado (processado e julgado) originariamente pelo Supremo Tribunal Federal.
O tema é importante em face de que existem outras previsões constitucionais semelhantes que terminam por confundir o candidato. Por exemplo, se o litígio for entre Estado estrangeiro ou organismo internacional de um lado,e de outro Município ou pessoa residente ou domiciliada no País, o processamento e julgamento da causa caberá originariamente aos juízes federais (Art. 109, inciso II, CRFB/88), e o recurso cabível contra a decisão será o recurso ordinário, a ser interposto diretamente no Superior Tribunal de Justiça –STJ (Art. 105, inciso II, alínea c, CRFB/88).
Além disso, O Art. 105, inciso I, alínea g, dispõe que os conflitos de atribuições entre autoridades administrativas e judiciárias da União, ou entre autoridades judiciárias de um Estado e administrativas de outro ou do DF, ou entre as deste e da União serão processados e julgados originariamente pelo STJ.
São todos assuntos que guardam uma relação entre si, e terminam por confundir a cabeça do candidato.
A resposta correta, portanto, é a letra “B”.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário