terça-feira, 31 de julho de 2012

Simulado 25_2012 - Constitucional - Questão 5 - Comentários


Questão 05)
(IFPI/Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Piauí/Advogado/2012) Sobre Sistema Tributário Nacional, assinale a alternativa ERRADA: 
A) É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios cobrar tributos no mesmo exercício financeiro em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou.
B)A União, mediante lei complementar, poderá instituir empréstimos compulsórios para atender a despesas extraordinárias, decorrentes de calamidade pública, de guerra externa ou sua iminência.
C) As taxas não poderão ter base de cálculo própria de impostos.
D)Lei ordinária poderá estabelecer critérios especiais de tributação, com o objetivo de prevenir desequilíbrios da concorrência, sem prejuízo da competência de a União, por lei, estabelecer normas de igual objetivo.
E)Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios exigir ou aumentar tributo sem lei que o estabeleça.
 
Respost: "D"
 
Comentários por Diogo Coelho

O assunto está inserido no tema “Da tributação e do Orçamento” da CRFB/88, e apesar de guardar grande pertinência com o Direito Tributário, também vem aparecendo em provas de Direito Constitucional de alguns órgãos e Bancas Organizadoras.
Primeiro, é preciso destacar que a questão pede a alternativa ERRADA. Parece ser um detalhe de somenos importância, mas aconselhamos que o candidato ao se deparar com questões onde se pede a alternativa errada, sublinhe a palavra para não se confundir.
Em provas onde o tempo é exíguo para sua conclusão, esse detalhe pode fazer toda a diferença, haja vista que, na pressa, o candidato pode marcar a primeira alternativa correta que lhe aparece. Muitas vezes a letra A é correta e claríssima, já para levar o candidato a marcá-la apressadamente e passar para a questão seguinte. Portanto, é de boa prudência observar a dica.
Muito bem. A alternativa “A” está correta porque sintetiza justamente o princípio da anterioridade tributária, e juntamente com o princípio da anterioridade nonagesimal também pode aparecer como princípio da não-surpresa. Essa é a regra, cuja previsão está no Art. 150, inciso III, alínea b, da CRFP/88, mas que comporta algumas exceções previstas no §1º do mesmo dispositivo. É de se destacar, contudo, que quando a questão não trouxer expressões como “em nenhuma hipótese”, “nunca”, “sempre”, etc, é porque estará exigindo do candidato o conhecimento da regra geral (e não das exceções). É o caso da presente assertiva, que está correta.
A alternativa “B” está igualmente correta. Isso porque é o que dispõe literalmente o Art. 148, da CRFB/88. O empréstimo compulsório, espécie de tributo de competência exclusiva da União, deve ser instituído mediante Lei Complementar para atender as situações definidas nos incisos do artigo. Destaque-se que os Estados não poderão instituir tal tributo, e que o instrumento é a Lei Complementar, que exige quórum diferenciado de aprovação do projeto de lei. Salienta-se, ainda, que tal espécie de tributo é restituível.
A alternativa “C” também está correta. É o que dispõe literalmente o Art. 145, §2º, da CRFP/88.
A alternativa “D” é a errada. Isso porque o Art. 146-A, da CRFB/88, dispõe expressamente que tal competência é da Lei Complementar. Tal dispositivo não estava presente na redação originária da Constituição. É acréscimo decorrente da EC nº 42/2003.
A alternativa “E” está correta. É o princípio da legalidade, outra garantia assegurada ao contribuinte, prevista no Art. 150, III, A, CRFB/88.
O gabarito da questão, portanto, é a letra “D”.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário