terça-feira, 5 de junho de 2012

Simulado 19_2012 - Constitucional - questão 2


Questão 2

(CESPE/MPS/Administrador/2010) O povo exerce sua participação direta no poder por intermédio do voto, ao eleger os deputados federais, estaduais, distritais e vereadores.

Gabarito: ERRADO

A assertiva pode trazer alguma dúvida quando se considera que uma das características do voto Brasil é que ele é direto. Não se pode concluir, todavia, que o voto significa participação direta no poder. Na verdade, voto direto quer dizer que cada pessoa vota diretamente no candidato que ver eleito (não em um intermediário para que este vote na pessoa que ocupará o mandato eletivo).

A par disso, o que se observa é justamente que o voto para eleger representantes do parlamento é o principal meio de participação indireta no poder. Isso porque quando se vota num representante não se está a tomar diretamente nenhuma decisão. Está-se apenas escolhendo uma pessoa que tomará as decisões pela população, representando-a. Daí falar em democracia.

Por outro lado, quando se vota num plebiscito ou referendo, bem como quando se exerce a iniciativa popular, aí sim, o povo está tomando escolhendo diretamente aquilo que pretende ver decidido para o país (e não escolhendo para que decida em seu lugar). Por isso mesmo, o artigo 14 da CF destaca os instrumentos de exercício direto da democracia: plebiscito, referendo e iniciativa popular.

Para que não reste nenhuma dúvida, veja-se esta outra questão do próprio CESPE, cujo gabarito definitivo é CORRETO: "(CESPE/TRE-BA/TJ/2010) A participação indireta do povo no poder ocorre com a representação. Nesta, o representante exerce um mandato e não fica vinculado à vontade dos representantes. Além disso, o eleito não representa apenas os seus eleitores, mas toda a população de um território."

Nenhum comentário:

Postar um comentário