terça-feira, 5 de junho de 2012

Simulado 19_2012 - Constitucional - questão 3

Questão 3

(CESPE/TRE-GO/AJAJ/2009) Ninguém pode concorrer como candidato avulso, sem partido político, pois a capacidade eleitoral passiva exige prévia filiação partidária.

Gabarito: CERTO

De fato, a filiação partidária é uma das condições de elegibilidade (art. 14, § 5º). Dúvida pode surgir em relação aos militares em atividade, que, por disposição expressa do artigo 142, § 3º, V não podem estar filiado. No entanto, a CF também prevê que “o militar alistável é legível” (artigo 14, § 8º).

Afinal, como compatibilizar essas disposições aparentemente contraditórias? A CF prevê a filiação partidária como condição de elegibilidade; autoriza expressamente os militares a se elegerem; mas impede que sejam filiados a partidos políticos.

O tratamento jurisprudencial da matéria é no sentido de que, mesmo não podendo se filiar a partido, o militar concorrerá por algum, sendo que o registro da candidatura pelo partido supre a necessidade de filiação partidária. Assim, registrado por determinado partido, o militar concorrerá como se filiado fosse, inclusive se utilizando do espaço reservado àquele partido, para propaganda, no rádio e na televisão.

Conclui-se que, nem mesmo o militar da atividade, pode concorrer, então, como candidato avulso, razão pela qual está correta a questão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário