quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Simulado 14_ Direito Administrativo - 1º ciclo - questões - Licitações

Estimados leitores do blog da AEJUR, finalizados os comentários acerca dos atos administrativos, elaborados pelo professor Gentil Ferreira, daremos continuidade ao estudo do Direito Administrativo com foco em uma dos temas mais cobrados em provas de concurso público dos mais diversos níveis: Licitações Públicas. Esta é a primeira de quatro postagens sobre o assunto.
Hoje, trataremos da parte mais geral, abordando as disposições constitucionais, o conceito, os objetivos e os princípios acerca do procedimento licitatório. Seguem abaixo as questões propostas e, amanhã, trarei o gabarito e os comentários.
Daniel Mesquita dos Santos

Questão 1
(MS ConcursosCODENI/RJAdvogado - 2010)
Com a finalidade de preservação dos princípios constitucionais da Administração Pública, determinou-se, em regra a obrigatoriedade da licitação. No que tange à licitação, pode-se afirmar que:
a) O dispositivo constitucional estabeleceu a obrigatoriedade, não reconhecendo a existência de exceções.
b) Ocorrerão hipóteses de inexigibilidade quando houver impossibilidade jurídica de competição.
c) A Constituição Federal exige somente a licitação na contratação de obras.
d) Ao legislador ordinário será possível estabelecer arbitrariamente hipóteses de dispensa de licitação.

Questão 2
(Cespe/UnBBanco da AmazôniaTécnico Científico: Direito2012)
As empresas estatais exploradoras de atividade econômica ou de produção ou comercialização de bens ou de prestação de serviços estão dispensadas de observar os princípios da licitação.

Questão 3
(FUNCABMPE/ROAnalista Administração2012)
Conforme o Artigo 3 da Lei 8.666/93, nos processos de licitação previstos no caput, poderá ser estabelecida margem de preferência para produtos manufaturados e para serviços nacionais que atendam a normas técnicas brasileiras. Essa margem será estabelecida com base em estudos revistos periodicamente, em prazo não superior a cinco anos, que levam em consideração as condições, EXCETO:
a) geração de emprego e renda.
b) custo adicional dos produtos e serviços.
c) análise e desenvolvimento de produtos e serviços.
d) desenvolvimento e inovação tecnológica realizados no País.
e) efeito na arrecadação de tributos federais, estaduais e municipais.

Questão 4
(Cespe/UnBSTMAnalista Administrativo - 2011)
De acordo com a legislação brasileira, a licitação deve seguir, obrigatoriamente, os princípios básicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo e dos que lhes são correlatos.

Questão 5
(ESAFReceita FederalAnalista Tributário da Receita Federal2012)
Não configura princípio norteador do procedimento licitatório
a) vinculação ao instrumento convocatório.
b) julgamento objetivo.
c) probidade administrativa.
d) igualdade de condições a todos os concorrentes.
e) dispensa e inexigibilidade.

Questão 6
(Cespe/UnBMPE-PITécnico Ministerial: Área Administrativa2012)
O princípio da vinculação ao edital determina que toda proposta comercial feita em desacordo com os termos do instrumento convocatório seja sumariamente desclassificada, mesmo que se trate de erro meramente material.

Questão 7
(Cespe/UnB – AGU – Advogado - 2012)
Se um órgão da administração pública federal, ao divulgar pregão eletrônico para o sistema de registro de preços, no valor total estimado de R$ 50.000,00, publicar aviso de edital no seu próprio sítio na Internet e no Diário Oficial da União, estará caracterizado o uso de todos os meios de divulgação exigidos pela legislação para convocar os eventuais interessados em participar do pregão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário