sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Simulado 14_Direito Administrativo - 1º ciclo - questão 4 - comentários


Questão 4
 (Cespe/UnB – STM – Analista Administrativo - 2011)
De acordo com a legislação brasileira, a licitação deve seguir, obrigatoriamente, os princípios básicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo e dos que lhes são correlatos.

Gabarito: CORRETA
A licitação, como qualquer atividade administrativa, deve obedecer a determinados princípios estabelecidos na Constituição Federal, bem como em outras normas correlatas. Entre eles, como princípios gerais da Administração Pública, podemos citar a necessidade de observância dos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, estampados no caput do art. 37 da CF/88, transcrito nos comentários da questão nº 1.
Além dos princípios gerais citados, a lei 8.666/93 traz em seu art. 3º princípios específicos para o procedimento licitatório, dispondo de forma bastante semelhante ao que foi afirmado na alternativa em tela, vejamos:

Art. 3o  A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia, a seleção da proposta mais vantajosa para a administração e a promoção do desenvolvimento nacional sustentável e será processada e julgada em estrita conformidade com os princípios básicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo e dos que lhes são correlatos.

Perceba que o dispositivo não traz uma lista taxativa dos princípios que devem ser observados no procedimento licitatório. Pelo contrário. Na verdade, ao afirmar que também devem ser aplicados os princípios correlatos aos elencados, exige o respeito a eficiência, probidade administrativa, a razoabilidade e proporcionalidade, entre outros.
Correta, portanto, a afirmativa elaborada pelo Cespe/UnB. Nas próximas questões analisaremos com mais detalhes alguns dos princípios mais relevantes para o estudo das licitações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário