quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Simulado 8_Administrativo - Questões - Poderes Administrativos

Prezados leitores do blog da AEJUR, dando continuidade ao estudo do Direito Administrativo, começaremos hoje a análise dos Poderes e Deveres da Administração Pública. Hoje, com o Simulado nº 8 do 1º ciclo, começamos com os Deveres da Administração e os Poderes Hierárquico, Disciplinar, Normativo (e regulamentar), Discricionário e Vinculado. Semana que vem, estudaremos mais detidamente o Poder de Polícia, com mais detalhes e mais frequente em concursos.
Confiram, então, as questões da semana e, amanhã, os comentários e o gabarito.
Abraços
Daniel Mesquita dos Santos


Questão 1
(Cespe/UnBTJ/ALAnalista Judiciário Área Judiciária - 2012)
Assinale a opção correta com relação aos poderes hierárquico e disciplinar e suas manifestações.
A) As delegações administrativas emanam do poder hierárquico, não podendo, por isso, ser recusadas pelo subordinado, que pode, contudo, subdelegá-las livremente a seu próprio subordinado.
B) Toda punição disciplinar por delito funcional acarreta condenação criminal.
C) No âmbito do Poder Legislativo, o poder hierárquico manifesta-se mediante a distribuição de competências entre a Câmara dos Deputados e o Senado Federal.
D) O poder disciplinar da administração pública autoriza-lhe a apurar infrações e a aplicar penalidades aos servidores públicos e demais pessoas sujeitas à disciplina administrativa, assim como aos invasores de terras públicas.
E) A aplicação de pena disciplinar tem, para o superior hierárquico, o caráter de um poder-dever, uma vez que a condescendência na punição é considerada crime contra a administração pública.

Questão 2
(Cespe/UnBTJ/RRAdministrador - 2012)
Define-se poder discricionário como o poder que o direito concede à administração para a prática de atos administrativos com liberdade na escolha de sua conveniência, oportunidade e conteúdo, estando a administração, no exercício desse poder, imune à apreciação do Poder Judiciário.

Questão 3
(Cespe/UnB – MPE/PI – Analista Ministerial Área Administrativa - 2011)
No exercício do poder regulamentar, os chefes do Executivo não podem editar atos que contrariem a lei ou que criem direitos e obrigações que nela não estejam previstos, sob pena de ofensa ao princípio da legalidade.

Questão 4
(Cespe/UnBCBM/DFDireito - 2011)
O poder normativo da administração pública se expressa exclusivamente por intermédio do decreto regulamentar, do qual as resoluções, as portarias, as deliberações e as instruções extraem seu fundamento de validade, sem, contudo, constituírem atos normativos.

Questão 5
(COPS/UELPGE/PRProcurador do Estado - 2011)
Leia atentamente os três enunciados que seguem, para depois responder à pergunta:
Ia delegação de competência é o ato por meio do qual um órgão administrativo e/ou o seu titular podem, desde que não haja impedimento legal expresso, transferir a integralidade de sua competência a outro órgão (ou outra pessoa), inferior ou equivalente na escala hierárquica.
IIa avocação de competência pode ser compreendida como a possibilidade de o superior hierárquico trazer para si, por tempo indeterminado, a competência originalmente atribuída a órgão (ou agente) a si subordinado.
IIInão podem ser objeto de delegação, dentre outras hipóteses definidas em lei, a decisão em recursos administrativos e as matérias de competência exclusiva (ou privativa) do órgão ou autoridade.
Pergunta: assinale a alternativa correta:
a) os três enunciados (I, II e III) são corretos;
b) nenhum dos três enunciados (I, II e III) é correto;
c) apenas o enunciado II é correto;
d) apenas o enunciado III é correto;
e) todas as quatro alternativas acima são incorretas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário