segunda-feira, 25 de junho de 2012

Simulado 22_2012 - Constitucional - Questões


Como está o conhecimento de vocês acerca da organização político-administrativa do nosso Estado? Testem-se com o nosso 22º Simulado de Direito Constitucional de 2012.

Questão 1
(FGV – Procurador – TCM/RJ - 2008)
A Federação dota seus membros de tríplice capacidade, a saber:
(A) auto-organização, autonormatização e autogoverno.
(B) autogoverno, auto-administração e autofinanciamento.
(C) auto-organização, autogoverno e auto-administração.
(D) auto-organização, autonormatização e automanutenção.
(E) auto-arrecadação, autogoverno e autogerenciamento.

Questão 2
(CESPE – Juiz – TJ/AL - 2008)
O parágrafo único do art. 23 da CF prevê que leis complementares fixarão normas para a cooperação entre a União e os estados, o DF e os municípios, tendo em vista o equilíbrio do desenvolvimento e do bem-estar em âmbito nacional. Esse dispositivo trata do federalismo
(A) assimétrico.
(B) centrípeto.
(C) centrífugo.
(D) dualista.
(E) horizontalista

Questão 3
(FCCAnalista de Controle ExternoTCE/AP2012)
Os Estados-Membros da Federação podem incorporar-se entre si, subdividir-se ou desmembrar-se para se anexarem a outros, ou formarem novos Estados ou Territórios Federais. A afirmação apresentada, segundo a disciplina constitucional relacionada à organização político-administrativa, é
(A) correta, exigindo-se para tanto a aprovação da população diretamente interessada, por meio de plebiscito, e do Congresso Nacional, por meio de lei complementar.
(B) incorreta, na medida em que fere o direito de secessão, o qual é um princípio da manutenção do vínculo federativo.
(C) parcialmente correta, que os Estados-Membros da Federação não podem incorporar-se entre si, pois esta situação fere o equilíbrio da representação dos Estados no Senado Federal.
(D) correta, desde que as alterações na estrutura político-administrativa brasileira respeitem um intervalo quinquenal.
(E) parcialmente correta, pois os Estados-Membros da Federação não podem formar Territórios Federais, já que estes não são dotados de autonomia, e, por isso, não se compatibilizam com a estrutura administrativa dos Estados-Membros.

Questão 4
(FGVTécnico LegislativoEspecialidade: Processo Legislativo - 2008)
A Constituição Federal prevê a participação popular na criação, incorporação, fusão e desmembramento de municípios, da seguinte forma:
(A) consulta prévia às populações dos municípios envolvidos, mediante plebiscito.
(B) necessidade de aprovação de lei federal de iniciativa popular.
(C) consulta posterior às populações dos municípios envolvidos, mediante referendo.
(D) necessidade da aprovação de lei estadual de iniciativa popular.
(E) eleição direta dos novos prefeitos e vereadores dos municípios recém-criados

Questão 5
(CESPE – Juiz – TJ/AL - 2008)
Quanto à organização da União, dos estados e dos municípios, assinale a opção correta.
(A) Compete privativamente à União registrar, acompanhar e fiscalizar as concessões de direitos de pesquisa e exploração de recursos hídricos e minerais.
(B) O subsídio do vereador será fixado por lei municipal, de iniciativa da respectiva mesa, no início de cada legislatura. O valor então fixado terá de ser mantido até o final da mesma legislatura.
(C) Caso o estado de Alagoas pretenda criar um tribunal de contas dos municípios, embora seja possível a sua criação, esse tribunal deverá ser composto, conforme súmula do STF, por sete conselheiros, dos quais três devem ser escolhidos pela assembléia legislativa, e quatro pelo chefe do Poder Executivo estadual, cabendo a este indicar um entre auditores, outro entre membros do MP e os outros dois à sua livre escolha.
(D) No âmbito da competência concorrente, conforme preceitua a CF, a competência dos estados, do DF e dos municípios será a de suplementar a legislação federal. Inexistindo lei federal sobre normas gerais, esses entes federativos exercerão a competência legislativa plena, para atender suas peculiaridades.
(E) Os deputados estaduais se submetem ao mesmo regime das imunidades previsto na CF para os deputados federais e senadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário