sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Questão 9 - Simulado 7 - Direito Administrativo - Princípios


(MPE-PI – ANALISTA – CESPE)
9. Julgue os itens subsequentes, relativos ao direito administrativo.
I. A supremacia do interesse público é o que legitima a atividade do administrador público. Assim, um ato de interesse público, mesmo que não seja condizente com a lei, pode ser considerado válido pelo princípio maior da supremacia do interesse público.
E
A supremacia do interesse público perante o privado é um dos pilares da autonomia do Direito Administrativo perante as demais matérias, possuindo grande importância para este sistema organizado. Mas é preciso lembrar que até ele possui limites, não podendo confrontar todos os interesses privados desarrazoadamente. Assim, antes de mais nada, deve sujeitar-se ao primado da legalidade.
À Administração não é cabível atuar em desconformidade com a lei sob o pretexto de se perquirir a supremacia do interesse público. Em verdade, a lei é expressão máxima da limitação dos poderes do antigo Estado Absoluto, e como tal, sujeita os atos da Administração Pública aos seus ditames.
Vamos mais além. Citemos, para tanto, o Professor Dirley da Cunha Júnior (Curso de Direito Administrativo, 11ª Ed, p. 38): “cumpre acentuar que o princípio da supremacia do interesse público sobre o interesse privado pressupõe o absoluto respeito aos direitos fundamentais. Ora, se o interesse público resulta da soma ‘dos interesses dos indivíduos que nele encontram a projeção de suas próprias aspirações’, é inegável que a supremacia do interesse público avulta condição de garantia dos próprios direitos fundamentais.”
Dito isto, errada a assertiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário